Política
Vereadores eleitos em outubro são diplomados pela Justiça eleitoral
Dezenove dos 21 vereadores eleitos por Maceió, em outubro passado, foram diplomados na tarde desta segunda-feira (19) no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas. Por motivos de saúde, os vereadores Antônio Holanda (PSDB) e Aparecida Augusta (DEM) não compareceram à solenidade. Além dos integrantes do Poder Legislativo, também foram diplomados o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e vice Marcelo Palmeira (PP).
A solenidade de entrega dos diplomas foi conduzida pela juíza titular da 1° Zona Eleitoral, Adriana Carla Martins. Compuseram ainda a mesa, o desembargador e vice-presidente do TRE/AL, José Carlos Malta Marques; o ex-governador Teotônio Vilela Filho; o senador Benedito de Lira; o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; e o presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB). Entre as autoridades que acompanharam a diplomação estavam os deputados estaduais Rodrigo Cunha (PSDB) e Davi Davino Filho (PMDB), representando o Poder Legislativo estadual.
Vereador mais votado com 24.969 votos, Anivaldo Luiz da Silva, o Lobão, (PP), discursou representando os colegas vereadores. "Quero cumprimente a todos aqui presentes, sobretudo meus colegas vereadores e ao prefeito Rui Palmeira e o vice Marcelo Palmeira, a quem sempre recorri quando, há quatro anos, estive como suplente da Câmara. Agora, como vereador eleito com grande votação, conclamo a todos para que possamos nos próximos quatro anos fazermos um mandato do qual possamos olhar para trás e nos orgulhar", disse.
A juíza Adriana Carla Martins reservou espaço em sua fala para agradecer aos colegas do Judiciário eleitoral e os servidores que facilitaram, com seu empenho nas eleições 2016, o desenrolar do pleito. "O ideal é que todos os meus colegas das demais zonas eleitorais participassem da diplomação dos eleitos. Mas, como isso não é possível, eu os represento e os homenageio. Aos que venceram as eleições, que possam, ao fim do mandato, terem concretizado os anseios da população de Maceió", afirmou a magistrada.
O prefeito Rui Palmeira também discursou durante a diplomação no auditório do TJ/AL. Para o gestor, ele e o vice Marcelo Palmeira terão que governar enfrentando as dificuldades que o ano de 2017 anuncia. Mas, o prefeito enxerga na parceria com a Câmara de Vereadores uma das saídas para driblar a crise e fazer Maceió ainda mais desenvolvida. "Governar uma cidade complexa como Maceió não é fácil. Governá-la ainda assim com as barreiras financeiras que o próximo ano deve nos impor é ainda mais desafiador. Porém, presidente Kelmann Vieira e demais vereadores eleitos, conto com todos vocês para, juntos, superarmos qualquer adversidade que tenhamos pela frente", destacou.
O presidente Kelmann Vieira também destacou a harmonia entre os poderes, um fator determinante para a superação dos momentos difíceis ao longo do primeiro mandato do prefeito Rui e que deve se repetir agora no segundo. “Somos poderes independentes, mas que trabalhamos com um objetivo comum: o bem estar da população maceioense. Ao longo dos últimos anos, a Câmara discutir projetos, ampliou o diálogo com a população e foi parceira da Prefeitura tendo como meta o melhor para a cidade de Maceió. Sempre atendemos as solicitações do Executivo, agilizando votações e não obstruindo a administração. Nossa expectativa é que esta sintonia deve continuar” frisou.
Os vereadores diplomados e que tomam posse no dia 1º de janeiro são: Anivaldo Luiz da Silva (Lobão) Tereza Nelma Dudu Ronalsa Chico Holanda Filho Davi Davino Kelmann Vieira Zé Márcio Filho Eduardo Canuto Ib Breda Ronaldo Luz Fátima Santiago Silvanio Barbosa Silvio Camelo Silvânia Barbosa Francisco Sales Galba Novaes Samyr Malta Siderlane Mendonça Luciano Marinho
Além de Antonio Hollanda e Aparecida Augusta, que serão diplomados posteriormente. O TRE diplomou ainda cinco suplentes de vereador na primeira e segunda suplência.
Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió