Política

Ex-prefeito recebe Comenda Divaldo Suruagy

14/12/2016
Ex-prefeito recebe Comenda Divaldo Suruagy

O ex-prefeito de Maceió, Corintho Campelo da Paz, foi agraciado, na manhã desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Maceió, com a Comenda Divaldo Suruagy. Na sessão solene, também foi concedido o Título de Cidadã Honorária a Lilia Ayres Martins da Paz, que é esposa de Corintho. As honrarias foram propostas pela vereadora Silvânia Barbosa (PRB) e aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Casa.

Durante a solenidade, que contou com a participação da vereadora Fátima Santiago (PP), dos filhos de Corintho e Lilia, entre eles o ex-vereador Paulo Corintho, e a neta do casal; do vereador eleito por Maceió José Márcio Filho (PSDB), além de secretários municipais, familiares e amigos dos homenageados, a vereadora Silvânia Barbosa destacou a importância do momento e fez um breve relato da trajetória política e pública de Corintho Campelo.

Ela disse que como autora da resolução que criou a Comenda Divaldo Suruagy é criteriosa na escolha dos nomes que receberão a honraria pelo que representou o ex-governador de Alagoas, falecido em 2015, como cidadão e político.

“Entregar um título de tamanha importância a uma pessoa que admiro faz desta uma manhã de muita alegria para mim”, disse Silvânia Barbosa, ao ressaltar que “cada comenda criada tem uma história e esta significa muito para Alagoas e o País. Quem não conhece Suruagy não conhece a política alagoana”, disse.

Corintho Campelo afirmou sentir-se duplamente feliz. “Primeiro por receber a homenagem, depois a Comenda Divaldo Suruagy, um grande amigo de mais de 40 anos, um homem que deixou a política como entrou: de cabeça erguida. Com a mesma dignidade, simples e de um coração imenso, que exerceu praticamente todos os cargos na vida pública. Um homem que honrou a atividade política, da mesma forma que o também ex-governador Guilherme Palmeira, o primeiro a receber esta Comenda nesta Casa. Foi aqui neste Parlamento onde eu mais aprendi que a política é importante na condição dos destinos do ser humano”, disse.

Ao entregar o Título de Cidadã Honorária de Maceió a Lilia Ayres Martins da Paz, a vereadora SilvâniaBarbosa falou sobre o trabalho social realizado pela homenageada em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Conheci algumas obras suas, quando você estava à frente do Lar Marcolina Batista Magalhães e também no Soprobem, o Serviço de Bem-Estar. Trabalhos que a fizeram merecedora desse título”, disse a parlamentar, que leu um breve currículo de Lilia, nascida em Campina Grande, na Paraíba e radicada em Maceió. Ela é formada em Odontologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

QUARTA - Nesta quarta-feira (14), a Câmara concede a Medalha Padre Cícero em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade religiosa maceioense ao padre José Aluízio Oliveira da Silva; a Quitéria Oliveira Santina dos Santos e Santina dos Santos Mere Rufino. Também será entregue a Comenda Zumbi dos Palmares, em reconhecimento à significativa contribuição dos homenageados na luta pelo fim da discriminação cultural, racial e de cor sofrida pelos negros no município de Maceió. Serão agraciados: José Carlos Pereira da Silva e Marcelo José dos Santos Cardoso. Todas as honrarias foram propostas pela vereadora Tereza Nelma e aprovadas por unanimidade do Plenário.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió