Política
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama é homenageada pela Câmara
A Câmara Municipal de Maceió concedeu, na manhã desta segunda-feira (28), a Comenda Maria Francisca Tereza Soares da Costa à Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Lourival Nunes da Costa, marido de Tereza, que dá nome à outorga e é provedor da Santa Casa de Misericórdia. A comenda foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.
Em sua fala, Tereza Nelma destacou a importância do momento e das iniciativas no combate e prevenção da doença. “Esta é uma sessão muito mais do que especial para mim, a família de Maria Francisca Tereza Soares da Costa, para a Rede Feminina e todos que estão aqui. Trazer essa discussão sempre à visibilidade. É como se eu fosse um veículo para desmistificar, acabar com esse estigma de que câncer é morte”, afirmou, ao dizer que é preciso “trabalhar, lutar para que cada vez mais pessoas tenham acesso e informações sobre a doença e a prevenção”.
A vereadora leu um histórico sobre a vida e luta de Maria Francisca. Disse que foi graças a ela, e ao envolvimento de voluntários, que a Rede, instituição que presidiu até antes de falecer, no ano passado, foi reativada em Alagoas. Natural de Junqueiro, onde foi professora, Maria deixou quatro filhos: Dom Henrique, o advogado Adriano Soares, Ricardo e Clara, que participaram da sessão solene, além do neto Lucas. “Deixou o exemplo de mulher forte, amiga sincera, digna desta comenda”, disse a vereadora. Fátima Canuto, que juntamente com um grupo de mais de 130 voluntárias comanda a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, fez uma apresentação do trabalho realizado pela entidade”. Essa comenda vai fazer com que as pessoas vejam a importância do trabalho de combate da doença e a detecção precoce do câncer”, ela disse, ao ressaltar que a Rede estava fechada há 17 anos em Alagoas. “O trabalho é realizado em todo Brasil por voluntárias num único objetivo: dá assistência e fazer a prevenção ao câncer de mama”, afirmou Fátima Canuto.
Um vídeo institucional mostrou as ações realizadas pela Rede, presente em 23 estados do País, que atende e acolhe pessoas com câncer em fase de tratamento, principalmente vindas do interior do Estado para a capital e que não têm onde ficar.
O advogado Adriano Soares, filho de Maria Francisca, agradeceu pela homenagem e a iniciativa da vereadora Tereza Nelma. “Minha mãe fez esse trabalho junto com as voluntárias. Foi um sonho difícil, duro de reativar a Rede. Não fosse essa atuação conjunta, liderada por mamãe, a Rede não teria voltado a funcionar. O carinho que ela teve por todas vocês era muito presente lá em casa”, disse.
Dom Henrique, também filho de Maria Tereza, fez um pronunciamento cheio de emoção. “Nossa sociedade muitas vezes vive de marketing e de ilusão e para mim é muito importante quando participo de momentos que exprimem a verdade e este é um deles. Não fico feliz porque esta Comenda dá nome a minha mãe, mas porque esta Comenda exprime a verdade de abraçar uma causa com paixão, sem outra busca de recompensa, que não aquela de fazer o bem”, afirmou o religioso.
Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió