Política

Rotary Club e presidente do Fórum de Conselhos Tutelares são homenageados

24/11/2016
Rotary Club e presidente do Fórum de Conselhos Tutelares são homenageados

O Rotary Club de Maceió e o professor e presidente do Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares de Alagoas, José Edmilson de Souza, foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (24), pela Câmara Municipal de Maceió com as Comendas Pacificadora da Paz Madre Tereza de Calcutá e Deputada Selma Bandeira, respectivamente. As outorgas foram propostas pelo vereador Cleber Costa (PP) e aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Casa.

Na sessão especial de entrega das comendas, o presidente do Rotary Club de Maceió, engenheiro Wevani Souza Paes, falou em nome dos rotarianos. Agradeceu pela homenagem recebida e disse que a Comenda retrata o trabalho realizado pela entidade em prol da sociedade e acima de tudo, dos mais carentes.

“Quero, portanto, agradecer à Câmara e ao vereador Cleber Costa. Madre Tereza de Calcutá foi professora e deu abrigo a doentes recusados até mesmo em hospitais. Foi conhecida em vida como a santa das sarjetas e canonizada recentemente pelo Vaticano”, lembrou, ao dizer que o Rotary segue os princípios e a dedicação aos menos favorecidos que marcaram a missão de Madre Tereza de Calcutá. Destacou a campanha mundial realizada pelo Rotary contra a poliomielite e agradeceu também à população que apoia o trabalho da instituição.

O vereador Cleber Costa destacou a importância do Rotary Club e a campanha de combate a doenças. “Graças também ao trabalho do Rotay Clube a doença foi extinta aqui no Brasil em 1989”. O banco da cadeira de rodas foi lembrado por ele como importante iniciativa do Rotary.

Homenageado com a Comenda Deputada Selma Bandeira, o professor José Edmilson de Souza agradeceu ao parlamentar, aos amigos, familiares e aos integrantes dos Conselhos Tutelares. “Selma Bandeira foi uma grande líder. Muito me orgulho de receber essa homenagem porque fui amigo e eleitor de Selma, uma guerreira, uma mulher à frente de sua época. Tinha um sonho. Buscou um Brasil melhor. Infelizmente isso aconteceu no período da ditadura militar e ela sofreu no corpo, na carne e na alma”, afirmou, ao lembrar a trajetória da deputada alagoana, que morreu em 1986, aos 42 anos, em um acidente de carro.

Destacou também o trabalho realizado pelo Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares de Alagoas. Disse que em Alagoas são 585 conselheiros tutelares distribuídos em 115 conselhos no Estado e, em seguida, afirmou que a sociedade e o Poder Público precisam ter um olhar diferenciado para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “É uma luta grandiosa e desigual porque nós enfrentamos muitos desafios nesse Estado e nesse País. Muitas crianças são vítimas de suas próprias famílias. De abusos sexuais praticados pelos familiares. Aqueles que deveriam proteger são seus próprios algozes. Ficamos indignados o tempo todo de ver tanta miséria, tanta amargura. É preciso que nos unamos mais, população e poderes constituídos, na defesa dessa população infanto-juvenil”, afirmou José Edmilson.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió