Política

Entrega de comendas e título de cidadão marcam sessão solene

21/11/2016
Entrega de comendas e título de cidadão marcam sessão solene

O promotor de Justiça e ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o coronel Antoney Freitas dos Santos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, hoje na reserva, e o maestro Rodrigo Andrade foram homenageados, na manhã desta segunda-feira (21), durante sessão especial, realizada na Câmara Municipal de Maceió, com as comendas Desembargador Mário Guimarães e Maestro Heitor Villa Lobos, respectivamente.

O Legislativo Municipal também concedeu o título de Cidadão Honorário de Maceió ao professor Edmilson Pereira dos Santos. Todas as outorgas foram propostas pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

Os vereadores Silvania Barbosa (PRB), José Márcio (PSDB), Guilherme Soares (PSDB) Silvio Camelo (PV) e o vereador eleito José Márcio Filho (PSDB) prestigiaram a sessão solene que contou também com as presenças do comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, cel. Adriano Amaral, familiares e militares.

Silvânio Barbosa afirmou, em seu pronunciamento, tratar-se de um momento de alegria e destacou o trabalho e a atuação dos homenageados em suas esferas profissionais. O primeiro a receber a comenda foi o maestro Rodrigo Andrade. Antes de conceder a outorga, o vereador Silvânio Barbosa usou a Tribuna da Casa para falar sobre o homenageado. “Colega e profissional a quem eu aprendi a admirar, respeitar, por seu dinamismo, capacidade. Tão jovem, mas tão talentoso”, disse, ao ressaltar que o trabalho do maestro “se estende a áreas da periferia de Maceió, contribuindo com a redução da criminalidade, graças à força da cultura”.

O maestro Rodrigo Andrade agradeceu a homenagem, destacou o papel de educador e os benefícios da música para a vida e para a sociedade. Disse que por meio da música, muitas pessoas têm se distanciado da criminalidade, enquanto outras conseguem vencer “mazelas psíquicas, como observamos com a terceira idade”.

Homenageado com o título de Cidadão Honorário de Maceió, o professor Edmilson Pereira, que nasceu no Rio de Janeiro e na década de 1980 mudou-se para a capital alagoana, lembrou o período em que chegou à cidade, vindo para trabalhar na antiga Telasa. “Foi aqui que terminei minha faculdade, escrevi cinco livros, fiz as maiores amizades, construí minha família e ensinei numa faculdade. Agradeço muito ao povo de Maceió, que soube me acolher”, disse.

O coronel Antoney Freitas agradeceu a homenagem e destacou a importância da família em sua vida. Afirmou que a comenda é dedicada por ele à instituição Corpo de Bombeiros, “comprometida com a sociedade, e cujos integrantes dão a própria vida para salvar o outro”, disse o oficial.

O encerramento da sessão veio com a entrega da comenda Desembargador Mário Guimarães ao promotor Alfredo Gaspar de Mendonça Netto. Ao se dirigir ao homenageado, o vereador Silvânio Barbosa destacou ser uma “honra falar desse líder que motivou as tropas e todas as esferas da segurança desse Estado. Despertou em mim, como em milhares de alagoanos, a certeza de que quando se quer, se faz. O senhor conseguiu unir todas as forças de segurança em prol do cidadão alagoano. Depositou, desde o soldado ao coronel, a mesma confiança, com espírito de homem público, com eficiência e eficácia. E o mais importante: esteve na linha de frente, mostrando que com vontade e trabalho tudo é possível. O senhor fez história”.

O promotor fez os agradecimentos e falou do início de sua carreira, quando foi designado para o Benedito Bentes, ao lembrar que foi no local onde conheceu o hoje amigo vereador Silvânio Barbosa, então líder comunitário do bairro que o procurava para cobrar melhorias para a localidade. “Hoje, vejo que o mesmo vigor dos seus ideais continuam”, afirmou, ao ressaltar a importância da Câmara como instrumento de aproximação entre o povo e seus representantes. Falou ainda sobre Mário Guimarães, que dá nome à Casa Legislativa.

“Era um homem de muitas qualidades. Um homem honesto. Sabia ser humilde. Dizia que para ser reconhecido tem que saber pedir ajuda, para ser enaltecido tem que enaltecer. Essa homenagem que recebo nesta data não é fruto do trabalho de Alfredo Gaspar de Mendonça. Sozinhos, nós jamais chegaremos a qualquer lugar. Não somos pessoas isoladas. Fazemos parte de uma sociedade”, afirmou o promotor, ao mencionar o trabalho de todas as corporações da segurança nas ações pela redução da violência em Alagoas.

“Receber a Comenda Mário Guimarães tem um significado pessoal muito importante. Cada aplauso eu devo a Deus e a esses homens e mulheres da segurança pública. Em 2015 foram quase 400 mortes a menos em Alagoas em igual período ao ano anterior e tenho plena convicção de que Alagoas muito em breve olhará só para a frente. Não precisará lembrar os tempos difíceis”, disse. O coral dos alunos do maestro Rodrigo Andrade encerrou a solenidade com uma apresentação.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Maceió