Política
Comandante do Exército recebe título de cidadão honorário de Maceió
O comandante-geral do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) Hermes Ernesto da Fonseca, tenente-coronel Júlio Cesar Macário foi agraciado, nesta sexta-feira (18), com o título de cidadão honorário de Maceió pela Câmara Municipal. A honraria foi proposta pelos vereadores Kelmann Vieira (PSDB), presidente da Casa, e Eduardo Canuto (PSDB), e aprovada por unanimidade.
O título (Decreto Legislativo nº 25/2016) é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo oficial à sociedade maceioense. A solenidade de outorga transcorreu no plenário da Câmara e reuniu familiares, amigos, representantes de diversas instituições e integrantes das forças armadas. O vereador José Márcio (PSDB) e o superintendente da Câmara, João Mendes, também estiveram presentes.
O presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira enfatizou o papel das Forças Armadas. “Na pessoa do coronel Júlio Cesar Macário faço uma homenagem neste momento às Forças Armadas do Brasil, que em recente pesquisa nacional detêm a espetacular marca de confiança de 80% da população, o que demonstra a seriedade do trabalho de nossos defensores e o reconhecimento dos brasileiros a homens e mulheres que se dedicam diuturnamente na defesa da soberania do País”, afirmou.
O vereador Eduardo Canuto destacou em sua fala o histórico do coronel Júlio César Macário e a dedicação do oficial ao Exército Brasileiro e disse que a honraria é o reconhecimento do Legislativo Municipal ao trabalho por ele prestado a Alagoas e em especial aos maceioenses.
Em seu pronunciamento, o coronel Júlio Cesar Macário agradeceu a homenagem. “Gostaria que minhas palavras pudessem externar a honra que sinto por estar presente nesta Casa. Serei eternamente grato por essa atitude dos vereadores Kelmann Vieira e Eduardo Canuto, que teve a aprovação dos demais parlamentares”, enfatizou, ao destacar o papel desempenhado pelo Exército Brasileiro na defesa da soberania nacional. Ele ressaltou ainda o seu amor e gratidão por Maceió, cidade que o acolheu e da qual passa a ser cidadão honorário. Também agradeceu aos integrantes do 59º BIMtz, que comanda. “É o trabalho de vocês, meus soldados, que me faz ser reconhecido nesta manhã”, disse.
O homenageado possui diversos cursos, entre eles o da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; de Ações de Comandos; Forças Especiais; Aperfeiçoamento de Oficiais; Estágio de Munição, Explosivos e Artifícios; Curso Avançado de Salto Livre e de Mestre de Salto. Também recebeu várias medalhas, condecorações e títulos.
Durante a solenidade, também foi concedido o título de sócio benemérito da Associação dos Ex-Combatentes e Amigos do Museu da Segunda Guerra ao comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio Lima; ao comandante do 59º BIMtz, Júlio Cesar e ao vereador Eduardo Canuto. O título é o reconhecimento à contribuição social e valorização da cidadania.
Fonte: Ascom Câmara de Maceió