Política
Câmara homenageia profissionais por serviços à sociedade de Maceió
O comunicador Elias Ferreira, a Associação Amor 21, o professor Edson Moreira da Silva, que é presidente da Fundação Afonso Arinos de Conscientização Cívica e Cultural, e o educador Aurélio Carlos Lisboa Lima foram homenageados na manhã desta quinta-feira (3) pela Câmara Municipal de Maceió com as Comendas Amigo da Criança, Senador Arnon de Mello, Dandara e Jarede Viana, respectivamente. As honrarias foram propostas pelo vereador Cleber Costa (PP) e aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Casa.
“É com muito prazer que entregamos a comenda Dandara ao professor Edson Moreira”, afirmou o vereador Cleber Costa, ao lembrar do trabalho do homenageado em defesa da valorização dos povos de origem africana. Em seu pronunciamento, Moreira agradeceu ao parlamentar, à Câmara e afirmou que há mais de 40 anos dedica sua vida à comunidade negra em Alagoas. Destacou a história de Dandara, que dá nome à comenda, uma guerreira do Quilombo dos Palmares, afirmou que 60%, 70% da população brasileira é de negros, fatia que não se identifica como tal e disse que é preciso seguir na luta contra a discriminação.
O vereador Cleber Costa também destacou o trabalho do educador Aurélio Carlos Lisboa Lima e disse se sentir honrado em passar para as mãos dele a comenda Jarede Viana. Em sua fala, Aurélio Carlos afirmou saber que representa uma categoria que merece um olhar especial, os professores. E citou os avanços da educação ao longo dos anos.
“Nos meus 40 anos de magistério, percebo que a escola de hoje é inclusiva. Digo porque na minha infância a escola era excludente. Hoje, a própria legislação brasileira obriga àqueles que são insensíveis a terem um olhar diferente para o aluno. Sinto-me muito bem em fazer parte de um universo de uma categoria que precisa ter um olhar diferente para o aluno com deficiência”, afirmou, e destacou sentir-se honrado por receber a Comenda Jarede Viana, de quem foi amigo. Ressaltou a ética e o profissionalismo de Jarede, militante das causas em defesa da mulher e ex-vereadora.
Ao falar sobre o jornalista e radialista Elias Ferreira, o vereador Cleber Costa ressaltou o trabalho por ele exercido na imprensa alagoana, “já tendo ocupado diversos cargos e funções ao longo dos seus 22 anos de profissão. É um verdadeiro porta-voz do povo alagoano”, disse.
Elias Ferreira agradeceu pela homenagem recebida e disse tratar-se “da maior honraria da comunicação na cidade de Maceió”. Ele afirmou ser apaixonado pelo que faz, o radiojornalismo. Falou que aqueles que acreditavam que o rádio iria morrer com o surgimento das novas tecnologias, “tiveram que se calar. O rádio continua cada vez mais vigoroso”, afirmou, ao fazer uma passagem por sua carreira profissional nas emissoras de rádio de Alagoas. Dedicou a comenda a todos os comunicadores e chamou a atenção para o papel social dos profissionais da área.
Elias Ferreira, que integra a Associação Amor 21, entidade também homenageada, falou das ações realizadas pela instituição em defesa do direito e inclusão das pessoas com Síndrome de Down.
Fonte: Ascom Câmara de Maceió