Política

Rui Palmeira é reeleito prefeito de Maceió derrotando Cícero Almeida

30/10/2016
Rui Palmeira é reeleito prefeito de Maceió derrotando Cícero Almeida

O atual prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira (PSDB) foi reeleito para um novo mandato à frente do Executivo municipal, neste domingo, dia 30. Rui derrotou por uma diferença de 82.435 votos o deputado federal e ex-prefeito, Cícero Almeida (PMDB). Com 100% das urnas apuradas, o tucano obteve 241.977 votos contra 159.542 votos dados a Almeida, que tinha o apoio do governo estadual.

Nos votos válidos, o atual prefeito Rui Palmeira alcançou um percentual de 60,27% e Almeida ficou com 39,73%. Dos 579.961 eleitores de Maceió aptos a votar, 45.990 anularam o voto (9,91%) e outros 16.666 votaram em branco (3,59%). O comparecimento foi de 80,04%. A taxa de abstenção foi de 19,96% superando a do 1º turno que foi de 17,08%. O número já era esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.

A diferença de Rui sobre Cícero Almeida foi menos entre o primeiro e o segundo turno. No primeiro turno, Rui obteve 197.134 (46,86%) votos enquanto seu adversário, Cícero Almeida obteve 104.036 votos (24,73%), passando os dois ao segundo turno. A vitória de Rui confirma o que vinha apontando as pesquisas eleitorais realizadas em Maceió por institutos como Ibope, Paraná Pesquisas e até o Gape, da Organização Arnon de Mello, instituto que nunca teve uma grande confiança entre os eleitores.

O prefeito reeleito também conseguiu maioria na Câmara de Vereadores da capital alagoana. Dos 21 vereadores que foram eleitos no último dia 2 de outubro, pelo menos 14 declararam apoio a Rui Palmeira na disputa eleitoral do segundo turno, entre eles o atual presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira, que deixou o PMDB para se filiar ao PSDB depois que seu antigo partido rejeitou uma aliança com os tucanos.

Durante toda a campanha Rui e Almeida trocaram farpas e acusações no guia eleitoral e em debates sobre envolvimento em casos de corrupção, como Máfia do Lixo, Lava Jato, desvio de recursos da merenda escolar, entre outras situações que fez com que os dois candidatos se destacassem mais na preferência do eleitorado. É bom lembrar que no 1º turno, Maceió contou com sete candidatos a prefeito.

Após ter confirmada sua vitória, o prefeito reeleito Rui Palmeira concedeu uma coletiva em um hotel na Ponta Verde e garantiu que continuará administrando Maceió com o mesmo entusiasmo de quando foi eleito pela primeira vez em 2012. Rui garantiu ainda que terá uma relação diplomática com o governador Renan Filho (PMDB) e que os interesses coletivos da capital, estarão acima de disputas e interesses pessoais.

Já o candidato derrotado, Cícero Almeida, desejou sorte ao prefeito Rui Palmeira. Através de uma nota oficial, Almeida afirmou que 'estou tranquilo e retomarei meu mandato como deputado federal imediatamente, sempre a serviço do povo maceioense e pronto para colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade'. Ele agradeceu ainda aos mais de 159 mil eleitores que votaram em seu nome no 2º turno.

Quem é

Rui Soares Palmeira tem 40 anos e nasceu em Maceió. Na eleição municipal de 2012 foi eleito prefeito de Maceió no primeiro turno com 230.129 votos. Antes foi deputado estadual entre 2007 e 2011 e deputado federal entre 2011 e 2012, cargo ao qual renunciou para assumir o mandato de prefeito da capital alagoana.

É filho do ex-governador, ex-senador e ex-ministro do TCU, Guilherme Palmeira e neto de Rui Soares Palmeira, ex-deputado federal e ex-senador.

Por Valderi Melo