Política
Cida Bento pode ser a 14ª mulher a entrar na Câmara de Arapiraca
Não há dúvidas sobre a importância da mulher na vida pública. A figura feminina equilibra as partes, dando mais sensibilidade e empatia a ambientes geralmente mais duros, como a política. E isto também simboliza presença, atitude e força. Em Arapiraca, a candidata a vereadora Cida Bento (PSL) pode ser a 14ª mulher a integrar a Câmara Municipal. A informação é da assessoria da Casa Herbene Melo, que detém números de 1936 para cá.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Brasil, a população é composta por 51% de mulheres e 49% de homens. No entanto, elas só representam 9% nos quadros políticos – um número bem aquém do que se espera. Na Câmara de Arapiraca, a coisa anda na mesma passada. Atualmente, há 15 vereadores e apenas quatro deles são mulheres – três concorrendo à reeleição e outra se lançando em candidatura à vice-prefeita –, isto é, apenas 26,66% do total.
O fato é que agora a Casa Herbene Melo, localizada na Avenida Rio Branco, no Centro, vai abrir não 15, mas 17 vagas. O número aumentou por conta do índice populacional da cidade, o que animou os candidatos e, claro, as candidatas.
Uma delas, disposta a assumir uma cadeira, é Cida Bento. “Estou preparada para encarar os desafios da Saúde. Minha pauta vai ser lutar por um atendimento de qualidade para a população”, diz a assistente social, que tem quatro décadas de trabalho voltadas para o povo, 20 anos à Saúde. Ela foi chefe de gabinete e secretária-adjunta Municipal de Saúde (SMS) nas gestões de Luciano Barbosa e Célia Rocha.
Ela quer honrar o assento um dia usado por Célia, então prefeita de Arapiraca que se despede esse ano da política, e Ceci Cunha, assassinada em 1998 após ser diplomada deputada. Ambas lutaram bravamente na Câmara por uma Saúde Pública digna no município. Assumindo esse papel, com o voto do povo, Cida vai também aumentar o tão necessário e urgente percentual de mulheres na tribuna.
Fonte: Ascom Cida Bento