Política
Assassinato de agricultor, em Traipu, choca a população do município
Na manhã desta sexta-feira (30), foi encontrado o corpo do agricultor José Everaldo da Costa, mais conhecido como “Zé Ribeiro”, de 58 anos, no Povoado Piranhas, em Traipu. Moradores relataram que o agricultor teve a garganta e a língua cortadas, fato que pode indicar que o crime tenha motivações político-eleitorais, tendo em vista que a vítima era aliada política da vereadora Penha de Piranhas (PMDB), que sofreu um atentado na última sexta-feira (23).
Tido como um cidadão pacífico pela comunidade, José Everaldo, foi visto pela última vez por volta da 21h, num conjunto habitacional do povoado, que fica próximo ao local onde o corpo foi localizado. A suspeita é de que o grupo político ligado ao ex-prefeito do município, Marcos Santos, esteja ligado ao assassinato do cidadão, bem como ao atentado sofrido pela vereadora Penha.
Desta feita, o promotor da 20ª Zona Eleitoral, Maurício Wanderley, solicitou ao Conselho Estadual de Segurança Pública proteção à candidata ameaçada. Com o reforço policial, o promotor visa garantir o direito dela de ir e vir, bem como o de votar e ser votada. Além disso, explicou ainda que o crime já foi informado à Procuradoria Regional Eleitoral, à Procuradoria Geral de Justiça e à Secretaria de Segurança Pública.
Histórico de violência
Entre os anos de 2001 e 2011, 32 homicídios foram praticados em Traipu, supostamente atribuídos aos gestores da época. Esses fatos deveriam apenas fazer parte de uma página deprimente da história de Traipu, mas o atentado sofrido pela vereadora e agora o assassinato do agricultor, reavivam as lembranças desse passado. A população traipuense está vivendo momentos de muita apreensão na reta final das eleições de 2016.
Ainda esse ano, Erivan dos Santos, acusado de ser o autor material do crime que vitimou Valter Palmeira, ex-secretário de Turismo do município, deverá ir a júri popular, juntamente com o suspeito da autoria intelectual, senhor Marcos Santos.
Ana Daniella Leite