Política

Foco elabora documento com propostas para candidatos a prefeito de Maceió

21/09/2016
Foco elabora documento com propostas para candidatos a prefeito de Maceió

Em encontro realizado na Associação Comercial de Maceió, nesta terça-feira (20), o Fórum Permanente do Comércio de Alagoas (FOCO) iniciou a entrega de um documento com propostas discutidas entre as 24 entidades que o compõem, entre elas o Sebrae em Alagoas, para os candidatos à prefeitura de Maceió. O primeiro candidato a receber o documento foi Rui Palmeira (PSDB). O evento recebeu representantes das instituições e empresários, que puderam ouvir as propostas do candidato, além de fazer perguntas e dar sugestões.

As propostas elaboradas pelo FOCO foram construídas em uma oficina realizada no início deste mês. As diversas sugestões abrangem as áreas fundamentais para o crescimento da cidade, como meio ambiente, convívio urbano e educação, segurança, transporte, desenvolvimento econômico e tributos, gestão dos servidores públicos e saúde.

Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Alagoas e coordenador do FOCO, destacou a importância da cartilha, bem como enfatizou uma das principais ideias do fórum e dos empresários para o crescimento econômico da capital alagoana.

“Esse já é um evento que faz parte da agenda dos candidatos em todos os anos de eleição. Dessa vez, fizemos algo diferente, ao reunir as 24 instituições em uma oficina para elaborar o documento, que ficou traduzido em uma série de propostas para que os candidatos possam conhecer alguns anseios de diversos setores do meio empresarial. Uma manifestação clara dos empresários é a criação de algum órgão ou até uma secretaria que abranja indústria, comércio e serviços, para servir de elo com o gestor municipal”, afirma Roberval.

De acordo com Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Alagoas e da Associação Comercial de Maceió, ao entregar as propostas para os candidatos, o fórum reforça a importância de as ideias estarem em harmonia para que o comércio possa contribuir com o desenvolvimento da cidade.

“O grande gerente da cidade é o prefeito. Se os empresários não estiverem alinhados com ele, o desenvolvimento econômico para, e os processos de crescimento não podem ser acelerados. Esse canal com o prefeito nós sempre tivemos. Espero que continue assim, seja com a reeleição do atual prefeito ou a eleição de outro postulante. Que eles possam manter esse diálogo, pois o empresariado está precisando de paz para ter capacidade de trabalhar e, assim, gerar emprego, renda e riqueza, fazendo com que a Prefeitura, com sua arrecadação, volte com investimentos para todos os maceioenses”, acrescenta Kennedy.

Os próximos candidatos a receberem o documento serão Cícero Almeida (PMDB), no dia 22/09, e João Henrique Caldas, o JHC (PSB), no dia 26.

Propostas para o Desenvolvimento Econômico e Tributos

Durante o evento, as principais reivindicações dos empresários presentes e membros do FOCO tratavam de desenvolvimento econômico e tributos. Entre as propostas do fórum para esses tópicos estão: criar uma unidade ligada ao gabinete do prefeito para tratar as demandas do setor produtivo; unificar as taxas municipais, inclusive a taxa de localização, considerando o porte da empresa, seja Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP); e criar uma instância para discussão da organização tributária, com a participação dos empresários.

Ao conhecer as propostas elencadas pelo FOCO, Rui Palmeira enfatizou que já busca atender algumas das reivindicações. “O município tem uma falha no organograma administrativo, que não tem um órgão ou cargo que responda por isso. Estamos realizando um estudo para modificar essa estrutura. Não posso dizer que teremos uma secretaria específica para tratar desses temas, mas vamos ter um órgão ou cargo, alguém responsável por trabalhar diretamente com o setor produtivo. Em relação às questões burocráticas, vamos buscar avançar para desburocratizar ainda mais os processos na hora de abrir empresas”, pontua.

Sobre o FOCO

O FOCO é composto por 24 entidades de classe e representantes dos vários segmentos do comércio, e foi criado para debater temas relevantes e de interesse comum do setor. As instituições representantes são: Sebrae em Alagoas, Associação Comercial de Maceió, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Sindicato do Comércio Varejista de Maceió (Sincomércio), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Alagoas (Sindipan), Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal), Sociedade Aliança Comercial dos Retalhistas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), Maceió Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Secção Alagoas (Abrasel), Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor de Alagoas (Acadeal), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), Associação dos Lojistas do Hiper Bompreço Farol e Associação dos Lojistas do Maceió Shopping (Almacs).

Fonte: Agência Sebrae Alagoas