Política
Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor
Você já sabe em quem vai votar nas próximas eleições, em outubro? Quais as propostas de seus candidatos para fomentar e apoiar o empreendedorismo no seu município? Foi pensando em conscientizar os candidatos a prefeito e vereador de partidos políticos atuantes em Alagoas sobre a importância de elaborar propostas em prol das micro e pequenas empresas e para a construção de municípios com melhores índices de desenvolvimento socioeconômicos e ambientais que o Sebrae lançou, neste mês, o Guia do Candidato Empreendedor.
A publicação, distribuída pelo Sebrae em todo o Brasil, é uma agenda de compromissos para os candidatos com os pequenos negócios com o propósito de gerar emprego e renda, e apresenta 100 ações possíveis de serem implementadas em qualquer município alagoano, a fim de contribuir para o fortalecimento dos empreendimentos locais.
O guia também aborda temas como valorização da cultura local; criação de laços entre os cidadãos; tomada de decisão local; retenção de recursos financeiros no município; geração de ocupação e renda; atração de investimentos; qualidade de vida; sustentabilidade ambiental; oportunidade de inovação; e diversidade de produtos.
Além disso, o material destaca 10 passos para que o candidato, caso obtenha êxito nas eleições, possa aplicar em seu município: 1. Construir um Plano de Desenvolvimento Municipal; 2. Priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios; 3. Promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas; 4. Facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros; 5. Expandir as políticas voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI); 6. Fortalecer os empreendedores da indústria; 7. Aumentar a produtividade do setor de serviços; 8. Impulsionar e promover os comerciantes do município; 9. Incentivar os produtores rurais a agregar valor à produção; e 10. Estimular a cultura empreendedora e os mecanismos de transparência.
De acordo com Renata Fonseca, gerente da Unidade Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, a instituição enviou 10 exemplares do guia para os 33 partidos registrados no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
“No guia, podemos destacar pontos importantes para os municípios, como a questão das compras públicas, a desburocratização, o apoio para o acesso ao crédito, o incentivo às ações de microcrédito para facilitar o desenvolvimento, a abertura de Salas do Empreendedor e outros temas já trabalhados pelo Sebrae nos municípios alagoanos”, frisa Renata.
Ao enfatizar que os gestores podem contar com o Sebrae para ajudá-los nas ações em seus municípios, a gerente da UPP também lembrou que os candidatos eleitos poderão participar de uma capacitação.
“O candidato que desejar se aprofundar em algum dos temas abordados no guia terá o Sebrae à disposição para explicar e orientar, a fim de que ele possa incluí-los em seu plano de governo. Após as eleições, o Sebrae fará, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, uma capacitação para os novos gestores públicos, candidatos eleitos, focada nas micro e pequenas empresas”, conclui a gerente da UPP.
Dados do Guia
Além das 100 ações e 10 passos para os candidatos, o guia também mostra diversos números sobre o atual cenário do empreendedorismo nos munícipios brasileiros, baseando-se em dados da Receita Federal, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Anuário do Trabalho. Esses dados apontam que o Brasil tem quase 11 milhões de pequenos negócios formalizados, sendo 95% das empresas do país e responsáveis por 99,7% da geração de vagas de emprego (17,1 milhões de empregos).
Fonte: Agência Sebrae Alagoas