Política
Rádio de Bulhões descumpre lei eleitoral e tira do ar programa de Pedoca Jatobá
A coligação “Compromisso levado a sério” (PMDB/PTN/DEM/PSD/PTdoB/PMB) vem sofrendo retaliação constante com as interrupções de seu programa eleitoral gratuito. Por dois dias não consecutivos, a rádio São Miguel FM, do empresário Geraldo Bulhões, geradora do guia eleitoral, cortou o programa do candidato do Democratas (DEM), Pedoca Jatobá, sem restabelecer a exibição ou mesmo se justificar perante o público ouvinte.
Em apenas uma semana, foram dois cortes arbitrários, impedindo que o programa fosse ao ar e que os eleitores tivessem acesso ao conteúdo das propostas de governo de Pedoca Prefeito 25. A primeira ocorrência se deu há dois dias, no guia eleitoral das 12h, quando só foi ao ar a parte final do programa, com cerca de 30 segundos (de um total de 2’47”). Em seu lugar, foram incluídas inserções de propaganda eleitoral.
A segunda infração se deu na manhã desta sexta-feira, 2 de setembro, no horário das 7h. O programa chegou a ter seu início exibido, mas, aos 42 segundos, foi usurpado em mais de dois minutos e seguido por uma propaganda institucional da Justiça Eleitoral e de uma vinheta e programação da emissora, indicando o fim do guia do turno da manhã.
Este não são os únicos problemas envolvendo a rádio geradora e o candidato Pedoca neste período eleitoral. Desde o início da Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio, diversas denúncias foram feitas informando que as inserções não estão sendo veiculadas de acordo com o mapa de mídia, e que, no momento da veiculação do programa de rádio do candidato, “coincidentemente” a rádio enfrenta “problemas técnicos”, apresentando chiados e diminuição de volume, casos que não acontecem, por exemplo, quando da veiculação do programa do candidato Jó Clemente.
A Lei Eleitoral é clara e exige que as emissoras de rádio e TV deem tratamento isonômico aos candidatos, o que não vem ocorrendo, recorrentemente, no pleito municipal de São Miguel dos Campos. A assessoria jurídica do candidato Pedoca Jatobá já apresentou requerimento à juíza da 18ª Zona Eleitoral, Emanuela Bianca de Oliveira Porangaba, solicitando a reapresentação dos dois programas, na íntegra, em horário logo após o guia da tarde, ou seja, 12h10, nas duas emissoras transmissoras: Caeté FM e São Miguel FM.
Fonte: Assessoria