Política

Nezinho tem projeto para construção de duas UPAs em Arapiraca

25/08/2016

neziO candidato a prefeito de Arapiraca, Ricardo Nezinho (PMDB), solicitou ao governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no município. O pleito foi levado para o governador, com base nas reuniões que estão sendo realizadas diariamente com os moradores de bairros e das localidades da área rural de Arapiraca.

De acordo com Ricardo Nezinho, o vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) também reforçou o pedido a Renan Filho com o apoio do governo federal. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado da reunião, uma vez que o governador garantiu fazer gestão no Ministério da Saúde e assegurar a construção das duas unidades de pronto atendimento", afirmou Nezinho.

Nezinho salientou que as duas UPAs irão ampliar o atendimento realizado no Hospital Regional de Arapiraca e no Hospital de Emergência do Agreste (UE do Agreste), cuja capacidade está sendo triplicada pelo governo estadual com abertura de novos leitos, salas de cirurgia e mais equipamentos médicos.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As unidades de pronto atendimento inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

nezziiNas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Para Ricardo Nezinho, a cidade de Arapiraca continua crescendo, como também aumentam as demandas na área da saúde pública. Ele disse que outra vantagem da implantação das UPAs é que elas funcionam de forma integrada com o apoio do Samu, por meio do disque 192 no atendimento às urgências e emergências.

Fonte: Ascom Ricardo Nezinho