Política
Artesãs são homenageadas pela Câmara com entrega de comenda
A Câmara Municipal de Maceió entregou, nesta segunda-feira (22), durante sessão especial, a Comenda Mestra Artesã Clarice Severiano dos Santos, às artesãs Maria Severiano dos Santos, filha da mestra Clarice, e Maria Laiz Santos de Lima. Instituída pelo Decreto Legislativo 619, de 20 de abril de 2016, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), a outorga é o reconhecimento e valorização aos artesãos alagoanos que repassam seus saberes.
Em sua fala, Maria Severiano agradeceu pela homenagem recebida, destacou a importância do momento para o artesanato alagoano e falou do trabalho e do legado deixados pela mãe. “É uma honra e privilégio ter nascido filha de dona Clarice, pessoa de poucos estudos, mas digna. De coração enorme, que soube respeitar a todos. Por onde passou espalhou alegria, amizade. Quatro anos depois do falecimento dela, seguimos colhendo os frutos desse trabalho. Agradeço a Deus por isso”, disse, emocionada, Maria Severiano.
Filha de pescador e de doméstica, Maria Laiz Santos de Lima é rendeira desde os oito anos de idade. Fez questão de ensinar o artesanato de filé às duas filhas e nesta segunda recebeu as homenagens da Câmara. “Quem aprende com os pais nunca se desvia desse caminho. Quero agradecer a todos por este momento, mas também a minhas colegas de artesanato. Somos uma corrente, quando uma se quebra, tudo se desmantela, porque somos uma família”, afirmou.
Vânia Oliveira, mestra e patrimônio vivo de Alagoas, destacou as dificuldades enfrentadas pelos artesãos, mas ressaltou a determinação da classe. “Sabemos que é muito difícil a nossa profissão, mas a gente sobrevive. A gente que trabalha com artesanato, faz por amor à luta. Honra termos todas as instituições que trabalham com artesanato aqui presentes. Espero que os artesãos de São Sebastião se orgulhem, porque para mim dona Clarice Severiano dos Santos sempre foi uma referência. Representa todos nós artesãos de Alagoas. O artesão é a profissão mais bonita do mundo. Servimos de inspiração”, disse.
A vereadora Tereza Nelma destacou a importância do artesanato para o Estado e o País. Disse que no dia 25 de março a Câmara realizou sessão especial onde o assunto foi valorização do artesão pelo poder público foi amplamente debatido, inclusive com a criação de uma frente parlamentar em defesa do artesanato e a construção da política do artesanato no Estado de Alagoas.
Prefeito de São Sebastião, terra natal da artesã Clarice Severiano dos Santos, que dá nome à comenda, Charles Nunes Regueira (PP) disse: “Para mim é uma honra muito grande estar fazendo parte deste evento, disse, ao ressaltar: “Conheci dona Clarice. Era uma pessoa amiga, dedicada, extrovertida que soube ser este ser humano grandioso que onde passava deixava laços de amizade”, afirmou. A mestra Maria Severiano dos Santos nasceu em São Sebastião, onde aprendeu a fazer renda de bilro aos seis anos, com sua mãe, a quem acompanhava nas feiras de artesanato e repassou o legado para a filha e várias outras pessoas.
Participaram da sessão solene dirigentes de federações, associações, representantes de secretarias estaduais e municipais ligadas à economia, cultura e desenvolvimento.
Fonte: Ascom Câmara de Maceió