Política

Atletas recebem homenagem da CMM por contribuição ao esporte

09/08/2016
Atletas recebem homenagem da CMM por contribuição ao esporte

Seis esportistas alagoanos, que se destacam pela contribuição, dedicação e trabalho em defesa do esporte, amador ou profissional, na valorização da qualidade de vida e inclusão social, foram homenageados nesta terça-feira (9) pela Câmara Municipal de Maceió com a Comenda do Mérito Esportivo Álvaro Vasconcelos Filho, durante sessão especial.

A outorga foi concedida a Irã Cândido Teles e Davi Torres Perdigão, por iniciativa do vereador Eduardo Canuto (PSDB); Simone Maria Alves Lima e Gildo Santana de Souza, através de proposição da vereadora Heloísa Helena (Rede); e a Érica Ferro da Costa e José Adelito de Lima Filho, por indicação do vereador Luiz Carlos Santana (DEM).

A arquiteta Ceres Vasconcelos, mãe do atleta que dá nome à medalha, agradeceu a homenagem, destacou o significado para a família e para as pessoas que o conheceram e ressaltou o amor que ele nutria pelo esporte. Emocionada, cobrou justiça para o filho, que morreu vítima de atropelamento enquanto treinava ciclismo na AL-101 Sul. Formado em Engenharia Civil, Álvaro Vasconcelos Filho era triatleta.

O vereador Eduardo Canuto falou sobre o legado dos homenageados. “Não conheço nenhum segmento que tenha capacidade de inclusão social como o esporte”, disse, ao ressaltar a importância do trabalho que desempenham pelo esporte no Estado. Já o vereador Luiz Carlos falou da importância deles. “São heróis, porque apesar de todas as dificuldades, todas as barreiras, têm honrado o nome de Alagoas”, disse, ao se referir aos atletas com deficiência.

A vereadora Heloisa Helena falou que apesar de não ser uma pessoa ligada aos esportes, sempre acreditou muito na prática “como uma trincheira de resistência”. Ela citou o desempenho de Rafaela Silva, que nesta segunda-feira recebeu a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas.

Irã Cândido Teles nasceu em Maceió, é professor de judô, com vários títulos conquistados. Davi Torres Perdigão é considerado um dos melhores atletas da história do basquete em Alagoas. Jogou em clubes de vários estados e integrou a Seleção Brasileira de Basquetebol. Jogou voleibol, tendo conquistado vários títulos. Érica Ferro da Costa é portadora de uma síndrome rara e, com três anos de idade, passou a integrar a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), tendo aos 14 anos optado por praticar natação.

Hoje, aos 26, é campeã Norte-Nordeste em sua categoria. José Adelito Lima Filho é nadador, recordista nos 400 metros rasos, mestre e professor de capoeira, formado em Educação Física. Gildo Santana de Souza é ciclista e corredor e Simone Maria Alves Lima, da Guarda Municipal, é destaque internacional no atletismo. Em seus pronunciamentos, os atletas agradeceram pelas homenagens recebidas, falaram do legado deixado por Álvaro Vasconcelos Filho, do papel do esporte na vida e como caminho para a inclusão social.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, pai do atleta que dá nome à honraria, participou da solenidade, que também teve a presença de familiares dos homenageados, amigos e secretários municipais. A medalha foi criada através do Decreto Legislativo nº 608, em 20 de março de 2016, e é conferida a pessoas que se destacaram em atividades esportivas em âmbito local, nacional e internacional, além de pessoas que tenham contribuído com o esporte amador ou profissional.

Fonte: Ascom Câmara de Maceió