Política

Marx leva cobranças de pequenos produtores em audiências com o governo

08/07/2016
Marx leva cobranças de pequenos produtores em audiências com o governo

PL MBO deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) participou de audiências com o governo nesta semana para tratar das prioridades dos pequenos produtores rurais de Alagoas. Nas reuniões, o parlamentar foi acompanhado por representantes da Unicafes-AL (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e da CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas), que tratam, em Brasília, de diversos temas da agricultura estadual.

Na terça-feira (5), o parlamentar alagoano buscou com o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Igor Nascimento, a garantia de que o investimento do PAA doação simultânea seja, pelo menos igual a 2015, cerca de R$ 20 milhões. A centralização da compra e do pagamento na Sureg-AL dos produtos das cooperativas de Alagoas para o programa nacional de cestas básicas de 2016 também foi solicitada. Marx buscou ainda garantir que os recursos para os programas de sementes permaneçam no mesmo patamar do ano anterior.

O deputado se reuniu, em seguida, com o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, e membros da Unicafes também para apresentar solicitações dos produtores. Marx cobrou a disponibilização de recursos para o programa PAA Formação de Estoque, a efetivação do Ater Mais Gestão e dos projetos ligados ao Proinf em Alagoas, além da continuação do selo social biocombustíveis.

“A mobilização em prol das cooperativas dos pequenos produtores ocorre para fomentar a produção e comercialização dos produtos. É um compromisso que tenho de trabalhar pelo aprimoramento técnico dos agricultores”, ressalta o deputado.

Segundo o presidente da Unicafes, João dos Santos, as agendas foram positivas e deram perspectivas aos produtores. Ele destacou que a cobrança pelo programa Ater mais Gestão foi devido aos bons resultados no estado. “É muito importante por que uma parte das cooperativas de Alagoas, que hoje estão se desenvolvendo, resultam de uma gestão mais preparada”, destacou. O secretário nacional da Unicafes, Antonino Cardozo, acrescenta que as respostas do governo foram “sensíveis” e deram “garantias” às cooperativas.

Desenvolvimento Social

Na quarta-feira (6), Marx cumpriu agenda com o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). A audiência foi pautada pelas ações do PAA Leite e o PAA doação simultânea. O deputado destaca que houve redução de aproximadamente 50% no repasse a Alagoas. “Solicitamos a manutenção dos investimentos, pois a agricultura familiar e suas organizações tem sido muito prejudicadas”, conclui.

Ascom Marx Beltrão