Política
Vice-prefeito dá posse ao Conselho da Pessoa com Deficiência
O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, deu posse nesta quinta-feira (23) aos 20 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Celiany Rocha, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Finanças (SMF) e reuniu vários representantes da luta pela acessibilidade.
Do total de membros empossados, seis deles representam a Sociedade Civil e os demais somam para o poder público e para os suplentes. Eles serão responsáveis pelo trabalho que envolve o diálogo com os órgãos públicos, as associações, empresas privadas, escolas e demais representações, tendo em vista o fortalecimento e a revisão das políticas públicas que atendam as necessidades do público-alvo do Conselho.
Roberto Freire, da Associação dos Cegos de Alagoas, foi um dos que assinou o termo de posse. Ele lembrou que, até pouco tempo, as políticas sociais que eram destinadas aos deficientes, em termos globais, apresentavam muitas falhas. “Foi uma luta muito grande até chegar aqui e essa luta não acabou. Não dá mais para esperar que a acessibilidade chegue, de repente, até a gente. Eu espero, agora, que a gente consiga o que nunca conseguimos antes e vamos continuar lutando para que tudo de bom aconteça”, destacou Roberto.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, lembrou que os novos membros do Conselho chegam em um momento bastante significativo para a política pública municipal de acessibilidade, que começa pela implantação de uma Residência Inclusiva e um Centro Dia.
“A gente vai inaugurar nos próximos meses unidade que vai ofertar acolhimento institucional às pessoas com deficiência, que, devido à situação de fragilidade, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária. Além disso, estamos firmando vários convênios para fortalecer o atendimento à pessoa com deficiência em Maceió. Quando a gente para e pensa no impacto positivo que esses equipamentos vão gerar para os usuários, só nos dá vontade de trabalhar ainda mais pela causa dos usuários”, disse a gestora.
Já o vice-prefeito da capital, Marcelo Palmeira, disse que os convênios assinados com as instituições, que também atendem ao público especial, são fundamentais para o fortalecimento de outras iniciativas. “Entre as instituições das quais mantemos convênio, estão a Fundação Casa do Especial (Funcae), a Associação Pestalozzi de Maceió e a Família Alagoana Down (FanDown). O que nos deixa muito mais feliz é que essas instituições também estão representadas no Conselho e que todas receberam muito bem a notícia de que o espaço para a discussão de novos projetos, por parte da gestão, está como sempre esteve: aberto às novas iniciativas”, citou Marcelo.
Os membros empossados do Conselho permanecem na condição de conselheiros até o ano de 2018, quando novas eleições para os cargos devem ser realizadas. Além dos programas específicos de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, como o “Praia Acessível”, a Prefeitura de Maceió também realiza ações de mobilização pela causa, dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e demais equipamentos da Semas.
Fonte: Netto Motta/ Ascom Semas