Política

Audiência na CMM celebra Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

17/06/2016
Audiência na CMM celebra Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

Proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP), a Câmara Municipal de Maceió discutiu na manhã desta sexta-feira (17), em Audiência Pública, os bons tratos com a pessoa idosa. A atividade encerrou a programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado dia 15 de junho.

Para a parlamentar, a discussão sobre a situação do idoso se faz necessária diante de um quadro que aponta a passagem do Brasil para o status de País de idosos. “Até 2030, mais de 30% da população brasileira será de pessoas com mais de 65 anos, indica o IBGE, e esta é uma situação preocupante, porque isso significa mais gente precisando de assistência médica, mais gente precisando de uma Instituição de Longa Permanência, e, infelizmente, não vemos uma preparação para esta realidade”, afirmou.

Convidado ilustre da Audiência, o Prof. Dr. José Luiz Riani Costa, de São Paulo, proferiu uma palestra onde compartilhou relatos da sua experiência como presidente do Conselho Municipal do Idoso de Rio Claro - São Paulo, e pontuou alguns itens do cotidiano que agridem o idoso de maneira direta, subliminar ou por negligência. “Com o envelhecimento da população, é muito importante a preocupação e a ênfase que se dá aos temas relacionados à pessoa idosa. É uma satisfação ter sido convidado a compor o evento”, agradeceu.

Ao convidá-lo a receber uma moção de gratidão pela sua valorosa contribuição à semana de programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a vereadora destacou que a prevenção à violência contra idosos é dever de todos. “A responsabilidade pelo envelhecimento digno é partilhada entre sociedade, poder público e família, por isso, a atenção aos idosos é cada vez mais necessária, uma vez que a longevidade da população tem aumentado e é preciso assegurar qualidade de vida principalmente para esta faixa etária que tanto já fez pelo nosso estado e país”, encerrou Santiago.

O Conselheiro Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Coordenador da REALDI e Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Crismédio Neto, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Solange Leopoldino,e o vice-presidente do Conselho, Sr. Petrúcio, a assessora técnica da Secretaria de Segurança Pública, Núbia Monteiro, a Presidente da Associação de Gerontologia, Lúcia Moreira, e representantes de centros sociais, também participaram do encontro.

Ascom Fátima Santiago