Política

Deputada Thaise Guedes destaca na ALE o Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2016
Deputada Thaise Guedes destaca na ALE o Dia Mundial do Doador de Sangue

Na data em que se comemora mundialmente o Dia Mundial do Doador de Sangue, a deputada Thaise Guedes (PMDB) reforça a importância desse ato. Em seu gabinete na tarde desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, a parlamentar reforçou, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.

“Em Alagoas existe uma carência em todos os tipos sanguíneos, tornando as doações essenciais para a sobrevivência de várias pessoas, já que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. A gente precisa lembrar que todos os dias existem pessoas que precisam de transfusão de sangue e que dependem da boa vontade dos doadores, por isso é importante manter a doação como uma atividade regular, pois não existe substituto para o sangue”, argumenta.

A deputada estadual relembrou o Projeto de Lei de sua autoria, que institui a campanha de conscientização à doação de sangue. Sancionado através da lei nº 7.714/2015, publicada no DOE de 07 de agosto de 2015, a Lei prevê palestras e outros meios ministrados nas unidades de administração direta, indireta, fundacional e autárquica, visando esclarecer dúvidas e oferecer orientações quanto à importância da doação de sangue.

“Em algumas cidades do Estado, os estoques são insuficientes para atender os pacientes que precisam de transfusões, podendo acarretar em perda de vidas. Não há dúvidas de que a doação de sangue além de ser um ato de cidadania é uma necessidade, por isso é imprescindível que se adote medidas mais efetivas no sentido de conscientizar a população” defende.

A parlamentar também aguarda o parecer do governador Renan Filho, sobre o Projeto de Lei que prevê que os doadores de sangue podem ter direito à meia-entrada em eventos culturais e de entretenimento, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado.

“Ressalto que o desconto de 50% na entrada dos eventos só será aplicado aos doadores regulares e devidamente cadastrados nos centros de coleta de sangue e hemocentros, que serão identificados por um documento emitido pela própria entidade, contendo informações básicas como foto e nome. A iniciativa não é uma recompensa financeira, mas sim, uma alternativa motivadora para criar, inclusive, novos grupos de doadores”, defende.

Fonte: Ascom Thaise Guedes