Política

Colunismo social é celebrado em sessão solene na Câmara de Maceió

08/06/2016
Colunismo social é celebrado em sessão solene na Câmara de Maceió

O colunismo social foi homenageado na manhã desta terça,8, pela Câmara Municipal de Maceió. Por iniciativa da vereadora Tereza Nelma (PSDB), as colunistas Maria José Palmeira (in memoriam) e Jandira Leão (in memoriam) tiveram suas trajetórias no jornalismo revividas por familiares e amigos, na solenidade de entrega da Comenda Colunista Social Cândida Palmeira. Ícones da divulgação dos fatos que movimentaram durante décadas as rodas sociais na capital, as duas foram agraciadas pelos incentivos às boas ações que destacaram nos jornais alagoanos.

“Eu fico bastante emocionada ao promover estas homenagens. O colunismo social sempre desempenhou papel importante ao longo da história do Brasil, acompanhando os acontecimentos nos círculos sociais que se relacionam com a economia, com a cultura e com a política. Com o passar dos anos, foi ganhando espaço de destaque nas novas mídias, ocupando atualmente sites e canais de TV, sempre com audiência significativa”, afirmou a vereadora Tereza Nelma, que apresentou um panorama do colunismo social brasileiro, desde as primeiras décadas do século passado.

Na sessão solene também foi entregue o Título de Cidadã Honorária de Maceió para a colunista social Jacira Leão, que assina a Coluna by Jéssica. Natural de Arapiraca, ela está no exercício da profissão há 42 anos. Formada em Letras, atuou durante anos como educadora. Produtora de famosas festas, a exemplo da Feijoada by Jéssica que acontece há 24 anos em Maceió, a homenageada preside a Associação Alagoana de Colunistas Sociais, filiada à Federação Brasileira de Mídia Eletrônica.

“Eu agradeço a sensibilidade da vereadora Tereza Nelma por promover momento tão especial como este para mim e minha família. Quando cheguei em Maceió e comecei a escrever nas colunas, recebi muito apoio das colunistas Maria José Palmeira, que assinava como Lílian Rose, e da minha irmã Jandira Leão, as duas outras homenageadas desta manhã, assim como de Cândida Palmeira. Nunca houve concorrência entre nós, ao contrário, havia muito a troca de incentivos”, disse Jacira, que falou com saudade das colegas de trabalho.

O colunista social Léo Palmeira, filho de Maria José Palmeira, emocionou os convidados ao relembrar do amor que a mãe nutria pela família e pelos amigos. “Minha mãe era apaixonada pelo colunismo social, era rodeada de amigos, tinha um coração enorme”, afirmou. Filha de Jandira Leão, Laís Leão, colunista social em Arapiraca, chorou e sorriu durante seu discurso na tribuna, recordando da popularidade da homenageada em Maceió e na cidade natal. “Ela fazia colunismo por amor, nunca soube ganhar dinheiro com a profissão. Seu prazer era divulgar as boas ações das pessoas”.

Membro da mesa de honra, o deputado estadual Rodrigo Cunha, também nascido em Arapiraca, fez questão de saudar as homenageadas e ressaltar a relevância do colunismo social para o jornalismo contemporâneo. “O colunismo não pode ser confundido com fofoca. Ele é uma linha diferente de informação, muito importante por se dedicar as boas notícias, tão raras hoje nos noticiários”, disse o deputado, dizendo que é impossível falar de colunismo em Alagoas sem falar das famílias Leão e Palmeira.

A vereadora Tereza Nelma reforçou que o colunismo social merece ser homenageado pela Câmara Municipal de Maceió pela diferença que faz no noticiário. “Os colunistas são pessoas que fazem da sociedade alagoana mais viva, mais humanizada. Este é o relevante papel dos colunistas”, disse ela, que apresentou ainda um vídeo com depoimento dos amigos ressaltando a trajetória das agraciadas.

Fonte: Ascom Câmara de Maceió