Política
Renan Filho institui a Rede Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Articular planos, programas, políticas, ações e projetos entre órgãos estaduais, para o exercício pleno e equitativo dos direitos e cidadania da pessoa com deficiência em Alagoas, é o propósito da Rede Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência em Alagoas (Rede Alagoas Inclusiva - Reali), que será coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Instituída pelo governador Renan Filho, a Rede Alagoas Inclusiva é integrada por órgãos e entidades do Estado, em colaboração com entidades de caráter nacional e internacional, públicas e privadas, bem como a sociedade em geral. Entre os principais objetivos da Reali estão, garantir o acesso das pessoas com deficiência aos direitos humanos e à cidadania, assegurar um sistema educacional inclusivo, aumentar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ampliar e qualificar a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência e combater todas as formas de abuso e violência.
Busca ainda ampliar o acesso das pessoas com deficiência às políticas de assistência social e de combate à extrema pobreza, prevenir as causas da deficiência, promover o acesso, o desenvolvimento e a inovação em tecnologias assistivas e fomentar a participação da pessoa com deficiência na vida pública e política. Além de ser coordenado pela Semudh, o grupo gestor da Rede Alagoas Inclusiva também é composto pelo Gabinete Civil, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Comunicação.
Renan Filho também instituiu a Comissão de Acessibilidade, que tem como objetivo contribuir para a realização da acessibilidade plena (arquitetônica, comunicacional, entre outras) dos prédios, equipamentos, serviços e produtos mantidos pelo Estado e o Prêmio “Gerônimo Cirqueira”, concedido em homenagem ao alagoano que honrou o Estado de Alagoas pela sua notória contribuição à realização dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência. O prêmio será concedido uma vez por ano, no mês de agosto e será entregue pelo governador.
Tácila Clímaco - Ascom Semudh/AL