Política
Comitiva alagoana irá participar da XX Conferência da Unale no mês de junho
Uma comitiva de deputados estaduais de Alagoas irá participar da 20ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento ocorrerá de 1° a 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), na cidade de Aracaju e a organização do evento espera contar com a participação de 1.500 pessoas entre deputados, assessores legislativos e entidades nacionais e internacionais.
O representante da Assembeia Legislativa de Alagoas junto à Unale, deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), destacou a importância do evento e principalmente do tema que será “Rediscutindo o Brasil”. “A expectativa é muito boa. Os deputados da Unale estão visitando todas as assembleias do país convidando os parlamentares para esta conferência, sem contar que teremos vários palestrantes importantes como é o caso do o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Ainda na conferência, teremos um espaço para discutir exclusivamente a situação do Rio São Francisco e que terá como um dos palestrantes o deputado aqui de Alagoas, Inácio Loiola”, disse.
A conferência terá como palestrantes e debatedores os ministros Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União; Ronaldo Nogueira, do Ministério do Trabalho; Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações; Dias Toffolli, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF. A conferência terá em torno de 20 eventos paralelos já que a Unale, congrega 1.059 deputados das 27 Casas Legislativas do Brasil, incluindo o Distrito Federal, oferecerá toda a estrutura e suporte para os conferencistas.
A CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo ao evento principal. Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas.
Fonte: Ascom ALE