Política

Fátima Santiago recomenda ações de valorização à pessoa idosa

17/05/2016
Fátima Santiago recomenda ações de valorização à pessoa idosa

Proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP), a Câmara Municipal de Maceió aprovou a indicação que recomenda a realização de ações em espaços de divulgação pública, sobre a importância dos bons tratos para com a pessoa idosa. Segundo o documento, a inciativa deve acontecer entre os dias 12 e 18 de junho, período em que acontece a Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, de acordo com a Lei nº 6.083/2011, também de sua autoria.

Segundo a parlamentar, levar à sociedade mecanismos que retratem a situação do idoso, se faz necessário diante de um quadro que aponta a passagem do Brasil para o status de ‘País de idosos’. “Até 2030, mais de 30% da população brasileira será de pessoas com mais de 65 anos, indica o IBGE, e esta é uma situação preocupante, porque isso significa mais gente precisando de assistência médica, mais gente precisando de uma Instituição de Longa Permanência, os antigos abrigos. Infelizmente, não vemos uma preparação para esta realidade”, afirma.

Para ela, o intuito da iniciativa é instituir e efetivar, em todos os níveis da sociedade, mecanismos e instrumentos institucionais que viabilize o entendimento, o conhecimento e o cumprimento da política de garantia dos direito da pessoa idosa. “Diante do acelerado processo de envelhecimento da população e de um índice de expectativa de vida cada vez maior, há uma necessidade urgente de políticas de inclusão para as pessoas idosas não somente em Maceió, como também por toda Alagoas. Precisamos exigir mais respeito e atenção aos seus direitos, pois a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada nos últimos três anos. Frequentemente a pessoa idosa se cala sobre os abusos físicos que sofre e se isola para que outros não tomem conhecimento desse tipo de violência, prejudicando assim sua saúde mental e a sua qualidade de vida.”, defende Santiago.

Fonte: Elaine Rafaella - Rafafá/Ascom Fátima Santiago