Política
Câmara homenageia líderes comunitários com Honra ao Mérito
A Câmara Municipal de Maceió entregou, na manhã desta segunda-feira (09), o Diploma de Honra ao Mérito Comunitário a oito lideranças da capital, em sessão solene presidida pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), propositora de das homenagens.
“O verdadeiro líder comunitário tem tato com as pessoas e sabe conquistar cada uma delas, mesmo que leve certo tempo. Aquele que é líder verdadeiramente conhece suas próprias fraquezas, mas não se deixa abater por nenhuma delas. A humildade é sua marca”, afirmou Tereza, durante discurso.
“Os líderes comunitários atuam em diferentes regiões, fortalecendo projetos e propostas que valorizam a sociedade, mas prioriza a sua comunidade, pois nossa história é tecida com carinho e desejo de mudar as condições de vida das pessoas”, acrescentou a vereadora, antes de anunciar os agraciados.
A servidora pública do município, Maria Lúcia Galvão da Silva, recebeu o diploma e teve sua trajetória à frente de sindicatos, movimentos sociais e de entidades sem fins lucrativos mencionada em plenário.
Mário Jorge Sampaio, liderança comunitária em Jacarecica, teve os trabalhos que desenvolveu na região Norte enumerados, entre eles, as cobranças junto à prefeitura para reformas de praças e topografia do acesso às praias.
Já Josenalda Garcia de Souza, fundadora da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), atuou junto às igreja católicas em comunidades carentes e no Mutange foi fundadora de uma das associações de moradores do bairro.
Defensor dos direitos humanos, Givanildo de Lima é fundador da Associação dos Moradores da Grota do Pau D’Arco e diretor da Federação das Associações dos Moradores de Maceió. Atuante em bibliotecas comunitárias e em projetos de educação popular, é também defensor dos direitos dos homossexuais.
Maria das Graças Mello, conhecida como Yayá Alagoana, faleceu no ano passado e seu esposo, José Cícero, recebeu a homenagem. Coordenadora de quadrilhas e pastoril para crianças e idosos, ela é uma reconhecida referência entre os trabalhos em defesa do folclore alagoano.
O homenageado João Correia de Amorim já atuou em diversas associações comunitárias em bairros da parte alta da cidade e dedica-se atualmente a acompanhar grupos de empreendedores artesãos.
Jandecy Oliveira da Silva, fundadora do Instituto Bem Querer, participa de diversas ações em defesa da cultura afro-brasileira. Atuou na associação dos moradores do Benedito Bentes e realiza uma série de atividades em defesa da liberdade religiosa e contra o racismo.
Por fim, Ana Margareth Oliveira fechou o grupo de homenageados, que teve os relevantes serviços prestados às comunidades de bairros de Maceió reconhecidos pela Câmara Municipal de Maceió, no mês em que comemora o Dia Nacional do Líder Comunitário, em 5 de maio.
Fonte: Câmara de Maceió