Política

Pedido de licença de Galba Novaes gera debate no plenário da Assembleia

03/05/2016
Pedido de licença de Galba Novaes gera debate no plenário da Assembleia

imageA leitura do pedido de licença, por 120 dias, do deputado Galba Novaes (PMDB), na sessão desta terça-feira, 3, causou uma discussão jurídica sobre a legalidade da posse do primeiro suplente, o vereador por Maceió, Marcelo Gouveia (PRB). Galba já estava de licença médica, por sete dias, desde o dia 27 de abril, totalizando 127 dias de afastamento o que permite a posse do suplente.

Ao ser colocado em discussão o requerimento, o deputado Antônio Albuquerque (PRTB) questionou o somatório de dias das duas licenças e a posse de um vereador, no exercício do mandato, na vaga do deputado. “Se um deputado apresenta uma licença de sete dias e outra de 120 dias, ela não pode se somar porque tratam de artigos diferentes no Regimento da Casa. E quanto a presença de um vereador no exercício do mandato, acumulando com o cargo de deputado estadual, é absolutamente impossível pelas constituições Federal e Estadual”, disse Albuquerque.

Após a sessão, o deputado Ronaldo Medeiros disse quais providências a presidência irá tomar em relação pedido de licença, que não chegou a ser votada no plenário de Casa. “Vou pedir um parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e também da procuradoria da Assembleia Legislativa para que se pronunciem e, depois disso, a Mesa Diretora tomará uma posição. Por enquanto vamos fazer essas consultas já que trata de temas polêmicos, tanto a questão da licença quanto a de um suplente ocupando o cargo de deputado já com cargo eletivo”, afirmou Ronaldo Medeiros, que está assumindo interinamente a presidência da Casa.

Fonte: Ascom ALE