Política
"Operação brejal limpo" recolhe 20 toneladas de lixo de ruas e canais
Na manhã deste sábado, o vereador tucano Guilherme Soares percorreu a pé as dezenas de ruas do Jardim São Francisco, mais conhecido como Vila Brejal, na Levada. É que ele havia solicitado ao prefeito Rui Palmeira, para a localidade, uma frente com várias ações, a qual teve o apoio do prefeito e que foi chamada de “Operação Brejal Limpo”. A operação está dividida em três etapas: iluminação, limpeza de canais e valetas, e ações de infraestrutura. A atividade conta com a parceria da Associação dos Pais, Moradores e Amigos do Bairro da Levada (Aspama).
“Toda a Brejal já recebeu, dentro dessas atividades de melhoria da qualidade de vida do bairro, serviços de iluminação, que foi a primeira etapa da operação, quando se trocou todos os pontos de luzes que estavam apagados, promovendo mais segurança ao local”, afirmou o vereador.
Hoje 70 garis da prefeitura estiveram no local fazendo a capinação, a limpeza dos canais, pintura de meio fio, e varrição de ruas. Ao todo, no final da manhã, foram recolhidos cerca de 20 toneladas de lixo. O bairro conta com 7 mil moradores e sofre muito pela falta de saneamento básico.
Os esgotos correm a céu aberto por praticamente todas as ruas do local. Nas portas e fundos das casas passam valetas e canais, sendo que estes últimos se encontram, em sua maioria, abarrotados de lixo, como garrafas pet, o que dificulta o escoamento das águas provocando focos de alagamentos e de águas sujas paradas.
“Iniciamos a segunda etapa, que foi bem sucedida mas que precisa se estender até semana que vem, porque a quantidade de lixo nos canais é muito grande, precisa de equipamentos específicos para a retirada desse lixo. Só após esse serviço é que realizaremos as ações de infraestrutura”, avaliou Guilherme, que fez todo o percurso da fiscalização dos trabalhos acompanhado por Rondineli da Silva, conselheiro da Aspama.
De acordo com o vereador, quando as águas sujas escoarem das portas mediante a limpeza dos canais, é que será feito o serviço de infraestrutura no local. ‘É a terceira etapa da atividade. Vamos levantar as paredes das valetas cobri-las para evitar que se jogue mais lixo dentro delas”.
Analisando os trabalhos realizados na manhã deste sábado, Guilherme Soares, achou que foi proveitoso. “Hoje foi um dia muito produtivo. Com uma pequena ação conseguimos trazer cidadania para uma população tão desassistida, sofrida e esquecida pelo poder público. Mas é preciso é preciso ter vontade, determinação e decisão política. Cada um cumpre o seu papel”, analisou o vereador.
A moradora Tamires de Brito aprovou as ações realizadas na sua porta. “Estamos achando muito bom essas obras aqui. São benefícios para a gente, como a iluminação. Melhorou muito, com certeza”. Após a conquista junto ao prefeito, da realização deste serviço na Vila Brejal, o vereador agora que atender a uma reivindicação antiga dos moradores: a quadra de esportes. As crianças da Brejal, jogam bola na rua porque não tem um espaço adequado para a prática de esportes.
Fonte: Ascom/Guilherme Soares