Política
Guilherme Palmeira é homenageado com comenda Divaldo Suruagy
Em cerimônia marcada pela emoção, a Câmara Municipal de Maceió concedeu, na manhã desta terça-feira (19), a Comenda Divaldo Suruagy ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Guilherme Palmeira. A vereadora Silvânia Barbosa (PRB) foi a autora, tanto do projeto que criou a comenda, como da indicação do primeiro agraciado com ela.
Entre as autoridades que prestigiaram à sessão solene estavam os vereadores Kelmann Vieira (PSDB), presidente da Câmara de Maceió; Eduardo Canuto (PSDB); Zé Márcio (PSDB); Tereza Nelma (PSDB); Sílvio Camelo (PV); Luiz Carlos Santana (DEM) e Chico Filho (PP), além dos ex-governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho e Manoel Gomes de Barros; o prefeito da capital, Rui Palmeira, filho de Guilherme Palmeira; e os deputados estaduais Galba Novaes, Marcos Barbosa, Rodrigo Cunha e Bruno Toledo.
A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Maceió com auditório lotado de amigos, imprensa, familiares e parceiros políticos dos dois homenageados. A filha do ex-governador Divaldo Suruagy, Mônica Suruagy, atual secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, foi a primeira a discursar.
Mônica recordou episódios que revelavam a força da amizade entre seu pai e o ministro Guilherme Palmeira e do apoio e presença do amigo nos últimos meses de vida de Divaldo Suruagy.
A secretária mencionou a compreensão e a sabedoria de Suruagy de tirar proveito das ideias divergentes, além da sua docilidade no trato com as pessoas. “Eu me emociono em saber que, por tudo que fez na vida pública, e mesmo ele não estando entre nós, papai vai estar emprestando o seu nome para destacar quem se esforça pelo desenvolvimento de Maceió”, disse ela.
“Lembro da alegria no olhar de papai quando, depois de uma semana no hospital, ele fazia a barba e se arrumava para receber o amigo que gostava de chamar de irmão”, revelou Mônica.
A vereadora Silvânia Barbosa também relembrou momentos com Divaldo Suruagy. Ela contou sobre um encontro casual com o ex-governador numa clínica, poucos meses antes dele falecer. “Falamos sobre vários assuntos, mas teve uma hora que aproveitei para perguntar quem ele gostaria de homenagear. E sem pensar duas vezes disso: o meu irmão Guilherme Palmeira”. A vereadora acrescentou que se sentia honrada em poder homenagear os dois ex-governadores. “São dois políticos ilustres, honestos, que escreveram boa parte da nossa história”, afirmou.
O ministro do TCU agradeceu por ter sido o primeiro a receber a Comenda Divaldo Suruagy. Depois, enumerou elogios ao parceiro, que morreu no ano passado. “Suruagy foi um mestre da política, um general que venceu as mais duras batalhas com muita dignidade. Tinha uma capacidade de liderança e uma visão política extraordinárias”, destacou, arrancando risos, no fim da cerimônia, quando afirmou que ambos ocuparam os cargos de prefeito, governador, deputado e senador, mas que perdeu para o amigo por não ter tido o prazer de presidir o Clube de Regatas Brasil, o CRB.
O presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira (PSDB), encerrou a sessão solene, ressaltando a admiração que nutre pelo ministro Guilherme Palmeira, desde muito antes de se tornar político. Ele reconheceu a contribuição que o homenageado deu ao enobrecimento da política alagoana, sobretudo por ser pai e natural conselheiro do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira. “Tanto o senhor, ministro, como o ex-governador Divaldo Suruagy, são inspirações para todos nós que atuamos na política. Sinto-me orgulhoso por este momento”, ressaltou.
Fonte: Ascom Câmara de Maceió