Política
Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor são anunciados em AL
Sete prefeitos alagoanos foram os grandes vencedores da etapa estadual no IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, anunciados em solenidade realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta segunda-feira (18). Dentre os 40 projetos inscritos que abordavam o desenvolvimento municipal através das micro e pequenas empresas (MPE), 31 foram finalistas em Alagoas.
Os prefeitos vencedores foram: Cristiano Matheus, de Marechal Deodoro, na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Luiz Eustáquio Filho, de Capela, em Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, em Desburocratização e Formalização; Jarbas Omena Filho, de Messias, na categoria Pequenos Negócios no Campo; Pauline Pereira, de Campo Alegre, em Inovação e Sustentabilidade; e Marcelo Beltrão, de Jequiá da Praia, como Melhor Projeto.
Para estimular ainda mais o espírito de troca de experiências na administração pública, o prefeito Douglas Medeiros, de Bananeiras, na Paraíba, vencedor nacional da categoria Implementação da Lei Geral na edição passada do Prêmio, veio a Maceió compartilhar sua experiência de trabalho no município e o que pôde aprender no contato com outros prefeitos nos últimos anos.
“A premiação do Sebrae abre inúmeras portas, pois são experiências exitosas que acontecem em outros municípios e que passamos a agregar também. Além desse efeito pedagógico, permite que os municípios possam trocar ideias, fazer uma interação entre as gestões e, mais que isso, chama a atenção para o que acontece de positivo. O prêmio é um alento para os gestores que se dedicam e se doam para melhorar a vida do seu povo”, contou Douglas Medeiros.
Vencedor na categoria Desburocratização e Formalização, o prefeito de Pão de Açúcar estava muito satisfeito ao poder dizer que, no município sertanejo, um Microempreendedor Individual (MEI) leva apenas 10 minutos para regularizar sua situação, fator que abriu um leque de possibilidades até nas compras públicas.
“Eu estou muito feliz, não só com o prêmio em si, mas pela motivação que ele nos dá para trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa cidade. A facilidade da formalização do MEI foi estendida, também, aos prestadores de serviços da Prefeitura, que não só arrecadam os impostos, mas fazem o dinheiro e o emprego ficarem dentro da cidade. Um exemplo disso é que temos agora vários pedreiros e pequenos construtores, então não faço mais um serviço de reparo com uma empresa de fora. Vejo isso como uma questão de cidadania”, comemorou Jorge Dantas, de Pão de Açúcar.
Marcelo Beltrão, presidente da AMA e um dos prefeitos vencedores, falou sobre como essa troca de boas práticas pode ajudar neste momento de crise. “Esse prêmio é concedido aos prefeitos que têm resultados comprovados de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma positiva e efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município. Por isso, estão todos de parabéns”, disse.
Instituição promotora da premiação no estado, o Sebrae em Alagoas comemorou a adesão dos prefeitos a esta nona edição, que superou a expectativa no número de projetos inscritos e engajamento nas propostas de desenvolvimento do ambiente municipal de negócios. Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, lembrou que essa tarefa é uma das grandes responsabilidades do gestor.
“O prefeito é o grande indutor, ele que é o dono da casa. Nós precisamos praticar a justiça social em todos os municípios, principalmente entre os menos favorecidos, e isso depende essencialmente do prefeito. Aquela população que o colocou lá espera, sim, que ele crie um ambiente propício para que haja o desenvolvimento. Se ele não for bom e não conseguir fazer isso, sua administração vai estar comprometida a partir desse momento”, defendeu Kennedy Calheiros.
Para esse objetivo, o presidente do CDE colocou o Sebrae à disposição dos gestores municipais, como já vem trabalhando incessantemente na implantação da Lei Geral – Alagoas é, desde 2013, referência nacional por ter a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em todos os seus 102 municípios, dos quais 85% receberam consultoria do Sebrae para implantação.
“O Sebrae hoje é referência em Alagoas como uma empresa privada que tem como objetivo levar essa capacitação técnica aos municípios. Nós temos hoje, com certeza, os melhores técnicos do estado, um corpo funcional excelente. Então, aos prefeitos que sentem dificuldades de buscar esse grupamento técnico, o Sebrae está à disposição”, finalizou Calheiros.
Fonte: Agência Sebrae/AL