Política

Guilherme Soares parabeniza Renan e Rui por escolas de tempo integral

16/04/2016
Guilherme Soares parabeniza Renan e Rui por escolas de tempo integral

O vereador tucano Guilherme Soares elogiou, em seu discurso de quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Maceió, as posturas do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira de levar a sério as promessas de implantar em Alagoas, e em Maceió, as escolas de tempo integral. Na semana passada o Governador Renan Filho inaugurou a Escola de Tempo Integral Geraldo Melo, no Graciliano Ramos. “A escola de tempo integral está se transformando em uma realidade, em nosso Estado e em Maceió, para garantir futuro aos nossos alunos”, afirmou Guilherme.

De acordo com o vereador, em apenas 15 meses de gestão, o governador Renan Filho, e o vice-governador, Luciano Barbosa, que também está à frente da pasta da Educação, estão concluindo a reforma de 70 escolas estaduais. “É um bom número. No governo anterior, ao todo, foram reformadas 197 unidades escolares”. Guilherme afirma que no ano de 2015, o governo do estado alfabetizou 10 mil alunos, e a previsão para este ano, é de mais 22 mil. “É a luta para que Alagoas reduza seu índice de analfabetismo, que é de 22%”.

Ao fazer o comparativo, ele disse que o governo estadual anterior construiu 63 novas escolas, sendo duas profissionalizantes. Já o governador Renan Filho, implantou o Programa Alagoano de Ensino Integral e o inaugurou na Escola Marco Antônio, no Benedito Bentes, em Maceió. “Nessa unidade educacional, a evasão escolar foi quase zero, em 2015. O êxito alcançado pelos professores e alunos da escola deve ser reproduzido em todo Estado”, avaliou. Outra escola contemplada em Maceió com o programa é a Escola Estadual Rodriguez de Melo, situada na Ponta Grossa, mas que ainda vai ser implantado.

A expectativa é que em 2017 este regime seja ampliado para 26 escolas em todo o Estado. “Ao conversar com o governador Renan Filho, o parabenizei pela iniciativa e reiterei que a mesma atenção destinada por seu governo à segurança fosse dada para a educação. O jovem pobre sem estudo, sem capacitação profissional, sem a ressocialização do esporte fica mais exposto e mais suscetível ao mundo da criminalidade”. As escolas de ensino em tempo integral oferecem refeições, estudo, prazer e profissão.

“A prefeitura quer entregar ainda neste semestre mais quatro escolas em tempo integral. A estimativa é que ainda em 2016, 4.500 estudantes estejam inseridos no programa de ensino integral”. Guilherme finalizou seu discurso afirmando que a Educação é uma das principais maneiras de se combater a violência e de se evitar as portas de entradas para as drogas. “E esse novo modelo revela uma escola mais dinâmica e entrosada com a comunidade. Essa mudança de paradigmas mexe positivamente com a capacidade intelectual, física e emocional dos alunos”.

Para o vereador Guilherme Soares, Alagoas e Maceió precisam que seus alunos possam encontrar nas escolas os instrumentos necessários para o crescimento, o desenvolvimento e oportunidade de futuro mais digno e mais cidadão.

Alexandre Câmara - Assessoria