Política

Lançada edição 2016 do Projeto Jovem Senador

16/04/2016
Lançada edição 2016 do Projeto Jovem Senador

O Senado Federal lançou esta semana a nona edição do Programa Senado Jovem Brasileiro’, iniciativa que engloba o ‘Projeto Jovem Senador’ e o ‘Concurso de Redação do Senado Federal’. Estima-se que 200 mil estudantes da rede pública em todo o país participem da ação, que propicia a estudantes vivenciar a rotina de um Senador da República, tendo inclusive a oportunidade de apresentar e votar projetos de lei.

Este ano, o tema da redação será “Esporte: Educação e Inclusão” e as escolas terão até o dia 19 de agosto para trabalhar os textos com seus alunos em sala de aula. Dentre as redações produzidas, uma será escolhida para ser enviada à Secretaria de Educação. Até o dia 23 de setembro, as comissões julgadoras das secretarias de Educação escolhem três redações que representarão o estado e as enviam para a comissão julgadora do Senado. Esta, por sua vez, terá até o dia 14 de outubro para escolher os 27 textos que representarão cada unidade da federação e as três melhores redações do país.

Em Alagoas, a mobilização para o concurso será feita pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Desenvolvimento Educacional (GEDE) e Supervisão de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar (SPOC). Na rede pública estadual, 223 escolas devem participar do concurso.

Como participar

Para participar precisa apenas ter no máximo 19 anos, estar matriculado no ensino médio em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema “Esporte: educação e inclusão”. Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação,cartaz e carta do presidente do Senado compõem o kit do projeto. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador.

O mesmo endereço contem esclarecimentos acerca de eventuais dúvidas sobre o projeto. Além dos alunos, que representarão seus estados como jovens senadores, os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do projeto na Capital Federal, acompanhando os estudantes premiados e toda programação especial.

Vencedora de 2015

A estudante Arabela Melo Moreira, 16 anos, aluna da Escola Estadual Edite Machado, em Capela, venceu a etapa estadual da edição 2015 do concurso. Na capital federal, Arabela, que viajou acompanhada da professora Cremilda Melo, teve uma agenda intensa. Ela e seus colegas participaram de diversas atividades no Congresso Nacional: visitaram o gabinete da Presidência do Senado, participaram de sessões, aprenderam a redigir projetos de lei e também votaram projetos de autoria dos “Jovens Senadores” nas áreas de educação, meio-ambiente e participação política.

A jovem disse que representar Alagoas em um evento deste porte foi uma honra. “Nunca esperei que pudesse viver uma experiência dessas. Foi incrível”, fala a estudante.

Ricardo Rodrigues e Ana Paula Lins - Ascom Seduc/AL