Política
Estudantes denunciam no plenário da CMM problemas no Pronatec
Os vereadores concordaram em abrir espaço, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió, nesta quinta (7), para exposição dos estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), Beatriz Santos e Peterson Lessa. Eles reclamam do atraso do pagamento de bolsas, falta de aulas e de manutenção da unidade de ensino, na Santa Amélia.
“Realizamos um protesto na última semana e, além de não sermos recebidos na Secretaria Estadual de Educação, fomos dispersados pela polícia com cassetete e spray de pimenta”, afirmou Beatriz Santos, que é presidente da União Secundarista dos Estudantes de Alagoas (Usea). “O matagal está tão grande que até cobra já apareceu no prédio”, afirmou Peterson Lessa.
A vereadora Heloísa Helena (Rede) reconheceu a importância do programa que funciona no País com a parceria entre o governo federal e os governos estaduais, mas criticou a política de cortes que afeta diretamente a Educação brasileira. “É uma grande irresponsabilidade o que está acontecendo com este programa. Apenas 6% da população jovem tem acesso a ele e quando tem, enfrenta todas estas dificuldades”, afirmou.
O vereador Silvânio Barbosa (PMDB) declarou apoio à luta dos estudantes e prometeu visitar a unidade nos próximos dias, na companhia do vereador Guilherme Soares (PSDB), que, como ele, integra a Comissão Permanente de Educação da Câmara. “Faço questão de compreender a situação fazendo uma visita in loco. Vamos estudar o que cabe ao Estado realizar. Ao mesmo tempo, vou requerer aqui na Casa que seja encaminhado pedido de esclarecimentos ao governador Renan Filho (PMDB) e ao secretário de Educação, Luciano Barbosa (PMDB).
O vereador Guilherme Soares afirmou que estará vigilante para que as aulas sejam restabelecidas e que os estudantes não sejam mais prejudicados. “Eu apoio tudo que for em benefício da Educação. Vamos verificar os problemas e atuar no que estiver ao nosso alcance”, disse o parlamentar.
ORDEM DO DIA
Durante a sessão ordinária da Câmara, foi aprovado, em 2º discussão, projeto de lei que cria o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de Água nas Edificações Públicas e Privadas no Âmbito do Município de Maceió, de autoria do vereador Wilson Júnior (PDT). De autoria da vereadora Silvânia Barbosa (PRB), o projeto de lei que dispõe sobre a implantação de faixas de travessias em X nos cruzamentos também recebeu aprovação.
Além desses, foi aprovado um projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Tereza Nelma que cria a Comenda Mestre Artesã Clarice Severiano dos Santos. Os vereadores também aprovaram uma moção de pesar pelo falecimento do médico anestesista Osman Catarina.
Fonte: Ascom/Câmara de Maceió