Geral
Estudantes de Direito conhecem setores da perícia criminal em visita ao Instituto de Criminalística
Pedro Sales
A Polícia Científica de Alagoas recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), estudantes do sétimo período do curso de Direito de uma faculdade privada de Maceió para uma visita técnica ao Instituto de Criminalística da capital. A atividade foi conduzida por representantes das chefias Administrativa e de Perícias Internas do instituto.
Durante a programação, os universitários do Cesmac conheceram as instalações e as atividades da Seção de Balística Forense, da Seção de Informática Forense, da Seção de Microvestígios e Objetos e do Laboratório Forense. A visita permitiu apresentar diferentes áreas de atuação da perícia criminal e sua contribuição para a produção de provas técnico-científicas em investigações.
%20(1).jpeg)
Os estudantes também receberam informações sobre a cadeia de custódia, conjunto de procedimentos que documenta a trajetória e o manuseio dos vestígios desde o reconhecimento até a destinação final. Esse controle é fundamental para a rastreabilidade e a preservação da integridade dos materiais submetidos à análise pericial.
“É muito importante proporcionar aos estudantes esse contato direto com a perícia criminal, para que eles conheçam, além da teoria, como funciona o trabalho técnico-científico na prática. Para quem está cursando Direito, essa experiência também permite descobrir novas possibilidades de atuação profissional e compreender como a perícia contribui para o esclarecimento dos fatos e para a Justiça”, destacou Lincoln Machado, chefe Administrativo do Instituto de Criminalística de Maceió.
.jpeg)
A visita integra as ações de aproximação entre a Polícia Científica e o meio acadêmico, permitindo que futuros profissionais do Direito conheçam as atividades periciais e compreendam o papel da prova técnico-científica na investigação criminal.