Geral

Desembargador Paulo Zacarias representa TJAL em evento sobre conciliação

17/10/2026
Desembargador Paulo Zacarias representa TJAL em evento sobre conciliação
Fotos: Desembargador Paulo Zacarias acompanha fala do ministro Guilherme Caputo | Itaciara Albuquerque.

O desembargador Paulo Zacarias representou o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta sexta-feira (16), no evento “Café com o Ministro”, realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), em Maceió.

O encontro contou com a participação do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, e teve como tema o fortalecimento da conciliação e da mediação como instrumentos de solução de conflitos.

Durante o evento, Paulo Zacarias destacou que a conciliação contribui para reduzir o tempo de tramitação dos processos e proporcionar respostas mais rápidas à população. Segundo o desembargador, a disseminação dessa prática é fundamental para aprimorar a prestação jurisdicional.

“A grande vantagem da conciliação é abreviar o tempo do processo. Quando a gente coloca isso em prática, quando isso vira uma cultura da conciliação, ajuda muito na prestação jurisdicional. Esses eventos são importantes porque vamos aprimorando os mecanismos e ajudando o povo a resolver seus conflitos por eles próprios”, afirmou Zacarias.

O ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos ressaltou a necessidade de ampliar o ensino de métodos consensuais de resolução de conflitos nos cursos de Direito. Ele observou que a formação jurídica tradicional ainda privilegia a preparação dos profissionais para o litígio, em detrimento de outras possibilidades de solução de controvérsias.

“Quando nós entramos numa universidade para cursar Direito, somos qualificados a litigar. Temos todas as matérias tradicionais, júri simulado, sessões de tribunal simulado, sustentações orais. Aí eu questiono: onde estão as disciplinas que cuidam da conciliação, da mediação e, quem sabe, da arbitragem também?”, pontuou o ministro.

O presidente do TRT-AL, desembargador Jasiel Ivo, também defendeu a valorização das soluções construídas por meio do diálogo, com a participação direta das partes envolvidas nos conflitos.

“É uma proposta da construção da solução dialogada, onde todos os interessados participam das mais diversas formas”, destacou Jasiel.

Fortalecimento da conciliação

O “Café com o Ministro” abordou a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos, consolidada no âmbito da Justiça do Trabalho pela Resolução nº 415/2025 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A iniciativa busca disseminar práticas bem-sucedidas de conciliação e mediação, incentivar a utilização desses mecanismos antes do ajuizamento de ações e promover a capacitação de magistrados, servidores e advogados em técnicas de resolução consensual de conflitos.

O encontro também teve como objetivo fortalecer a cooperação entre tribunais e demais instituições do Sistema de Justiça, reunindo magistrados, integrantes do Ministério Público do Trabalho, representantes da advocacia, entidades sindicais e profissionais que atuam nos centros de conciliação e mediação.

Dicom TJAL