Geral
Prefeito Rodrigo Cunha anuncia Programa Municipal de Diagnóstico e Tratamento da Endometriose
Maria Maia
O prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, destacou a ampliação da assistência à saúde da mulher com o início do Programa Municipal de Diagnóstico e Tratamento da Endometriose, que oferece atendimentos especializados para pacientes da rede pública. Os atendimentos começaram neste mês de setembro, no Saúde da Gente Especialidades, no Pam Salgadinho.
A iniciativa reúne consultas, exames e procedimentos cirúrgicos em uma linha de cuidado que tem como objetivo reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico e tratamento da doença. O programa prevê 1.410 procedimentos nos primeiros seis meses.
Para o prefeito, a oferta desse atendimento especializado representa um avanço no cuidado com as mulheres que convivem com a doença e, muitas vezes, passam anos enfrentando dores sem um diagnóstico preciso.
“A endometriose é uma doença que afeta profundamente a vida de muitas mulheres, mas que ainda demora muito tempo para ser diagnosticada. Com este programa, Maceió passa a oferecer uma linha de cuidado que reúne consultas, exames especializados e cirurgias. Estamos garantindo que essas mulheres sejam ouvidas e tenham acesso ao cuidado que precisam. Dor incapacitante não pode ser tratada como algo normal”, afirmou Rodrigo Cunha.
A paciente Ana Paula convive há anos com a endometriose e conta que já realizou diversos exames, mas ainda enfrentava dificuldades para chegar a um diagnóstico preciso. Segundo ela, as dores fazem parte da rotina, e o início do acompanhamento especializado trouxe uma nova perspectiva para o tratamento.
“Todos os dias eu sofro com dores. É muito difícil ter endometriose. Quando me ligaram dizendo que era para ir à consulta e realizar o exame, eu nem acreditei, porque achei que não seria mais possível. Agora estou feliz e ansiosa porque sei que o meu caso tem tratamento”, contou.