Geral
Clube do Livro 'Direito e Literatura' celebra sete anos com encontro especial ao lado de Aline Bei
Maria Clara França
O Clube do Livro "Direito e Literatura", do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), comemorou, na última sexta-feira (10), sete anos de atividades com uma edição especial dedicada ao romance "Uma Delicada Coleção de Ausências". O encontro reuniu magistrados, servidores, a escritora Aline Bei e contou com a presença do diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargador Tutmés Airan.
A celebração contou com o apoio do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas, onde foi realizado o encontro.
Ao longo da programação, a autora compartilhou seu processo criativo e falou sobre a construção do romance, que acompanha quatro gerações de mulheres de uma mesma família e aborda temas como maternidade, traumas, abandono e relações familiares. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com Aline Bei, compartilhando impressões sobre a leitura e esclarecendo dúvidas sobre a narrativa.
Ao agradecer o convite, a escritora destacou a importância dos clubes de leitura para a formação de novos leitores.
"É maravilhoso estar aqui com vocês celebrando esse aniversário do clube. Sou uma escritora que participa de muitos clubes de leitura e reverencio muito a importância deles para a formação de leitores no nosso país. Foi uma honra participar".
Aline Bei compartilhou seu processo criativo e respondeu às perguntas dos participantes sobre 'Uma Delicada Coleção de Ausências'.
Para a curadora e mediadora do Clube do Livro, Mirian Alves, a comemoração dos sete anos simboliza a consolidação de uma iniciativa que, ao longo do tempo, formou uma comunidade de leitores dentro do Judiciário e fortaleceu o diálogo entre literatura e direito. Segundo ela, a presença de Aline Bei tornou a edição ainda mais especial.
"Celebrar sete anos de um Clube de Leitura em tempos tão acelerados é um ato de resistência e teimosia. Começamos de forma despretensiosa, buscando uma aproximação do Judiciário com a experiência humanizadora da leitura. Mas criamos uma comunidade, com vínculos, afetos e um espaço seguro de expressão e escuta."
Mirian ressaltou que a participação de Aline Bei, autora cujas obras estão entre as mais emprestadas da Biblioteca da Esmal, tornou a comemoração um momento de conexão entre quem escreve e quem lê. Para ela, o encontro renovou o entusiasmo para dar continuidade ao projeto.
Curadora e mediadora do Clube do Livro 'Direito e Literatura', Mirian Alves destacou a trajetória do projeto durante a celebração dos sete anos da iniciativa.
Próximo ciclo
Ao completar sete anos, o Clube do Livro "Direito e Literatura" inicia um novo ciclo de atividades. A partir de agosto, os participantes se reunirão mensalmente para discutir seis obras selecionadas pela curadoria do projeto.
Ao longo de seis meses, os participantes discutirão as obras Elena Sabe, de Claudia Piñeiro; O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati; Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lábios, de Marçal Aquino; Coronel Chabert, de Honoré de Balzac; Assim na Terra Como Embaixo da Terra, de Ana Paula Maia; e Um Rio Sem Fim, de Verenilde S. Pereira.
Os encontros ocorrerão mensalmente, com mediação dos servidores Mirian Ferreira Alves e Gustavo Tenório Cavalcante.