Geral

Hupaa-Ufal inaugura UTI Pediátrica e amplia leitos de UTI Adulto em Alagoas

25/06/2026
Hupaa-Ufal inaugura UTI Pediátrica e amplia leitos de UTI Adulto em Alagoas
Fotos: Estruturas contaram com investimento de R$ 7,4 milhões,incluindo recursos próprios da HU Brasil e de emendas parlamentares | Assessoria

Com a presença do presidente da HU Brasil estatal, Arthur Chioro, e do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) inaugurou oficialmente a sua primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e entregou as obras de reforma e ampliação da UTI Adulto.

A partir de agora, o Hupaa, que é gerido pela HU Brasil, passa a oferecer uma área de terapia intensiva com 10 leitos voltada exclusivamente para o público infantil, estruturados para atender pacientes de 29 dias a 14 anos de idade. Além disso, a UTI Adulto foi revitalizada e voltou a funcionar em sua capacidade máxima, com 10 leitos ativos, qualificando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, os dois equipamentos vão além da assistência direta. “As UTIs darão condições de infraestrutura qualificada para poder praticar um cuidado cada vez melhor aos pacientes graves e, também, serão fundamentais para fazer ensino, pesquisa e produção de conhecimento”, destacou.


Investimentos

No total para as duas estruturas, foram investidos R$ 7,4 milhões de reais, recursos da HU Brasil e de emendas parlamentares. Desse montante, R$ 2,7 milhões foram aplicados nas obras e R$ 4,7 milhões foram destinados à aquisição de equipamentos médicos de ponta.

Chioro apontou que o resultado representa também a superação de um antigo gargalo de infraestrutura, pois as obras só foram retomadas após um aporte orçamentário complementar de R$ 2 milhões feito pela HU Brasil. “Conseguimos retomar este projeto com recursos do governo federal”, disse o gestor, que também anunciou outros aportes.

“Estamos investindo, com recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da ordem de R$ 11,9 milhões, na recuperação das instalações elétricas. Isso possibilitará proteger os equipamentos e o que é mais importante, proteger trabalhadores e usuários. Além disso, o novo almoxarifado e a central de resíduos vão colocar o hospital em condições de ser referência na área hospitalar em Alagoas”, concluiu.

A solenidade contou ainda com outras autoridades, incluindo o deputado federal, Paulão; a deputada estadual, Flávia Canuto; e a vereadora de Maceió Teca Nelma, que seguiram em visita pelas novas instalações.



Impacto na oncologia do estado

A nova estrutura foi planejada para absorver uma demanda reprimida estimada em 160 pacientes infantis por ano. O reitor da Ufal ressaltou o impacto social e médico para a oncologia do estado. “Essa nova UTI pediátrica vai atender um público que, até então, estava sem atendimento completo, que são crianças que precisam do atendimento oncológico aqui no estado de Alagoas”, apontou Josealdo Tonholo.

O impacto da nova unidade pediátrica também beneficia a saúde pública dos 102 municípios alagoanos, conforme explicou o superintendente do Hupaa, Célio Rodrigues. “Agora teremos condições de oferecer uma retaguarda segura, apoiando nossa equipe especializada de cirurgia pediátrica. Nossa expectativa é de salvar cerca de 500 vidas por ano”, ressaltou.

Para as famílias dos pacientes, a mudança significa o fim de deslocamentos desgastantes. É o caso de Rosileide Mendes da Silva, mãe do pequeno Antony, que está internado na instituição. Portador de cistinose, uma doença genética rara, o menino já precisou ser transferido para UTIs de outros hospitais, voltando depois ao Hupaa. “Aqui eu me sinto praticamente em casa, todo mundo já o conhece e sabe do problema dele. Já precisamos ser transferidos duas vezes e é muito transtorno. Ter a UTI Pediátrica aqui vai facilitar muito o tratamento, porque ele estará em um ambiente mais familiar”, relatou Rosileide.

Sobre a HU Brasil

O Hupaa-Ufal faz parte da Rede HU Brasil desde 2014. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.


Ascom HUPAA