Geral
TCC resgata legado de Venúzia Barros de Melo para a educação musical em AL
Por Manuella Soares
A memória da educação musical em Alagoas ganhou novo capitulo com o Trabalho de Conclusão de Curso de Vitor Moreira Santos da Silva, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Intitulado Venúzia Barros de Melo e o Conservatório Brasileiro de Música – Departamento de Alagoas: a institucionalização do ensino musical em Alagoas no século 20, o estudo foi defendido no último dia 22 de junho e recebeu nota máxima da banca examinadora.
Orientado pelo professor Ticiano Biancolino, o trabalho mergulha na trajetória de Venúzia Barros de Melo, educadora, musicista e agente cultural alagoana que teve atuação decisiva na formação de músicos, professores e na consolidação do ensino musical no Estado. A pesquisa também analisa a criação e o funcionamento do Conservatório Brasileiro de Música – Departamento de Alagoas (CBM-AL), fundado em 1956, instituição que marcou a história cultural alagoana até o encerramento de suas atividades, em 1973.
Para desenvolver o estudo, Vitor realizou uma pesquisa documental e bibliográfica, reunindo fontes preservadas em acervos públicos e particulares. O trabalho analisou periódicos da época, programas de apresentações, convites de formatura, fotografias, partituras, documentos institucionais e obras publicadas por Venúzia Barros de Melo.
Segundo o estudante de Música com ênfase em Piano, a investigação permitiu compreender a importância da educadora para além da sala de aula. “A atuação de Venúzia ultrapassou os limites da prática docente. Sua trajetória esteve diretamente vinculada à criação de espaços de formação musical, à articulação de redes culturais e à consolidação de iniciativas voltadas para a profissionalização do ensino de música em Alagoas”, destaca Vitor.
A pesquisa mostra a contribuição de Venúzia e do CBM-AL numa época escassa de ensino especializado. “Em um período marcado pela limitada oferta de instituições especializadas, sua atuação contribuiu para ampliar o acesso à formação musical sistematizada, possibilitando a constituição de um ambiente de ensino que reunia práticas artísticas, formação teórica e atividades de difusão cultural”, afirma o estudante.
Mulheres no centro da formação musical
Outro ponto destacado pelo TCC é a presença feminina na trajetória do Conservatório Brasileiro de Música em Alagoas. A análise dos documentos revela que mulheres ocuparam posições centrais na administração, no corpo docente e entre os diplomados da instituição.
Para Vitor, esse dado também ajuda a compreender o CBM-AL como espaço de formação profissional feminina. “Mais do que um espaço de aprendizagem musical, o CBM-AL constituiu-se como um ambiente de formação profissional feminina, possibilitando a atuação de professoras, intérpretes e educadoras que posteriormente contribuíram para a expansão do ensino de música em diferentes instituições alagoanas”, ressalta.
O trabalho também contribui para entender lacunas da historiografia musical local, especialmente em relação ao reconhecimento de mulheres que atuaram na produção, no ensino e na difusão da música em Alagoas.
Conservatório movimentou a cena cultural de Maceió
Além da formação de músicos e professores, o estudo aponta que o CBM-AL teve forte presença na vida cultural de Maceió e ajudou a formar público e hábitos culturais. “A realização das Semanas Musicais, a manutenção de múltiplos grupos corais, a participação em festivais e encontros regionais e a ocupação de espaços como o Teatro Deodoro e o Salão do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas demonstram que a instituição desempenhou papel relevante na circulação e difusão da prática musical”, pontua Vitor.
O TCC mostra ainda que o conservatório alagoano teve uma característica singular em comparação a outras instituições do Nordeste: foi mantido predominantemente por iniciativa privada, dependendo diretamente do empenho de suas fundadoras.
Ao concluir a pesquisa, Vitor defende que o legado da artista vai além do período de funcionamento do CBM-AL. “A atuação de Venúzia Barros de Melo e do CBM-AL foi decisiva para a consolidação da educação musical alagoana no século 20. Seus impactos ultrapassaram o período de funcionamento da instituição e permanecem relevantes para a compreensão da história da educação musical e da vida cultural do Estado”, finaliza, com a missão cumprida de levar o legado adiante.