Geral

Prefeitura de Arapiraca orienta população sobre cuidados com fogueiras durante os festejos juninos

23/06/2026
Prefeitura de Arapiraca orienta população sobre cuidados com fogueiras durante os festejos juninos

O período de festejos juninos é responsável pelo resgate de tradições culturais, celebração da gastronomia regional e muita alegria, mas traz consigo uma responsabilidade coletiva quando o assunto é acendimento de fogueiras. Para garantir festejos seguros, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, recomenda que orientações de segurança sejam seguidas.

Embora não sejam proibidas por lei, as fogueiras devem respeitar certas regras e a população precisa estar atenta às seguintes orientações:

– Não acender fogueiras embaixo ou próximo a fios de alta tensão;– Não utilizar produtos químicos inflamáveis, como gasolina, álcool ou querosene;– Não acender fogueiras em espaços de vegetação, parques ou áreas de proteção ambiental;– Utilizar apenas madeira oriunda de podas e supressões autorizada para construir fogueiras;– Não acender fogueira diretamente no asfalto (utilizar camada de isolamento com areia de pelo menos 10 a 15 cm de altura e 1 metro de diâmetro);

Além de danos ao meio ambiente e à infraestrutura, o manuseio de fogueiras também pode causar riscos à saúde e segurança, então os munícipes também devem respeitar regras como não utilizar roupas largas, com mangas e ou tecidos sintéticos, próximas ao fogo, manter crianças e animais afastados e sempre sob supervisão e nunca acender fogueira após consumo de álcool.

Com a adoção de medidas simples de segurança e respeito ao meio ambiente, os arapiraquenses podem celebrar o período junino com tranquilidade, preservando vidas e evitando danos ao patrimônio público. Desta forma, a tradição das fogueiras pode ser mantida de forma consciente, para que a cultura nordestina continue sendo vivenciada com alegria e responsabilidade.

Ascom Arapiraca