Geral

Campus do Sertão apresenta diagnóstico sobre evasão acadêmica

23/06/2026
Campus do Sertão apresenta diagnóstico sobre evasão acadêmica
Fotos: Evento reuniu gestão, coordenações e servidores para discutir estratégias de fortalecimento da permanência estudantil e sucesso acadêmico

Promover o debate sobre os desafios relacionados à evasão estudantil, apresentar resultados do diagnóstico realizado e discutir estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas de permanência, acompanhamento acadêmico e êxito de estudantes dos cursos de graduação. Esses foram os objetivos de um seminário realizado, no último dia 16, no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O Seminário de apresentação do diagnóstico de evasão e do plano de permanência e êxito reuniu gestores do campus, da Unidade de Santana do Ipanema, coordenadores de cursos, integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), docentes, servidores técnicos da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) e da Secretaria de cursos, representantes da Administração Central da universidade, além de diretores de unidades acadêmicas da Ufal.

A atividade foi coordenada pela diretora acadêmica do Campus do Sertão, professora Flávia Jorge de Lima, que fez a abertura do evento. A mesa de honra foi composta pela coordenadora-geral da Unidade Educacional Santana do Ipanema, Andréa Brandão; pelo diretor-geral do Campus do Sertão, Thiago Trindade; pela pró-reitora de Graduação da Ufal, Eliane Barbosa; e pelo procurador Educacional Institucional, Deywid Wagner de Melo.

O trabalho apresentado durante o seminário é resultado das atividades desenvolvidas por um Grupo de Trabalho (GT) instituído em 2024, que concluiu uma etapa fundamental para a instituição. Presidido pela professora Flávia Jorge, o GT contou com a participação de Marivânia Feitosa, da Secretaria de Cursos; Alex Nascimento, coordenador Acadêmico da Unidade; Rogério Brilhante, técnico em Assuntos Educacionais da CRCA; Júlio Bispo, coordenador de Graduação; e Inajá Garcia, que exerceu a função de coordenadora Acadêmica da Unidade no período de 2024 a 2025

Diagnóstico e planejamento institucional

O diagnóstico institucional foi apresentado pelos técnicos-administrativos Marivânia Feitosa e Rogério Brilhante, responsáveis pela sistematização dos dados referentes ao ingresso e à saída de estudantes dos cursos de graduação do Campus do Sertão – Sede e Unidade.

Durante a exposição, foram apresentados indicadores sobre o fenômeno da evasão acadêmica e os principais fatores identificados por meio de pesquisa realizada com estudantes que interromperam seus vínculos com a Universidade. A análise permitiu compreender aspectos que influenciam a permanência estudantil e subsidiou a elaboração do Plano de Permanência e Êxito.

O documento propõe ações específicas para enfrentamento das causas da evasão, estabelecendo públicos-alvo e definindo os setores responsáveis pela execução das estratégias com seus respectivos prazos. Considerando o caráter multifatorial do fenômeno, as ações foram organizadas em três eixos: fatores individuais, fatores institucionais e fatores externos.

Debate e construção coletiva

Durante a apresentação, os participantes discutiram os dados expostos, relacionando a realidade do Campus do Sertão ao cenário nacional da educação superior. O momento possibilitou o levantamento de desafios enfrentados pelos cursos de graduação e a proposição de medidas para fortalecer a permanência estudantil, reduzir os índices de evasão e aumentar a taxa de sucesso da graduação

As discussões reforçaram a importância da utilização de dados institucionais para subsidiar decisões acadêmicas e administrativas, além da necessidade de articulação entre os diversos setores da Universidade na construção de políticas voltadas ao acompanhamento discente ao longo da trajetória acadêmica.

Entre os encaminhamentos definidos durante o seminário, destacou-se a proposta de criação de uma comissão responsável pelo monitoramento contínuo dos indicadores de evasão e pelo acompanhamento da implementação do Plano de Permanência e Êxito. Também foi discutida a estruturação de um setor voltado ao suporte das coordenações de curso em temas relacionados à avaliação institucional, aos indicadores acadêmicos e à política de acompanhamento de egressos.

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido

O encerramento do evento foi marcado pela entrega de Certificados de Reconhecimento aos técnicos-administrativos Marivânia Feitosa e Rogério Brilhante, em homenagem ao trabalho realizado na condução do estudo sobre evasão acadêmica e na elaboração do Plano de Permanência e Êxito do Campus do Sertão.

A homenagem foi realizada pelo diretor-geral do Campus do Sertão, Thiago Trindade, e pela diretora acadêmica, Flávia Jorge, ocasião em que foi reiterada a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas institucionais de permanência estudantil e para a qualificação dos processos de planejamento acadêmico da Universidade.

Destacou-se, ainda, o suporte incondicional a todos os trabalhos do estudo da evasão e do plano de permanência, além das demais ações realizadas pela diretora acadêmica, Flávia Jorge, que encerra seu ciclo de gestão entregando esta valiosa contribuição ao campus.

Com a apresentação do diagnóstico e a definição dos encaminhamentos institucionais, o Campus do Sertão avança na consolidação de ações voltadas à permanência e ao êxito dos estudantes, reforçando o compromisso da Ufal com a inclusão, a qualidade da formação e da permanência no ensino superior da região.

Ascom Ufal