Geral
Secretário executivo da Sesau visita HRPI com gestores da 8ª Região e destaca integração entre Estado e municípios
Cláudia Valéria de Oliveira
O secretário executivo de Regulação e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Igor Montteiro, realizou, nesta segunda-feira (22), uma visita técnica ao Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), acompanhado pelos secretários municipais de Saúde da 8ª Região. A agenda teve como objetivo apresentar os serviços oferecidos pela unidade, fortalecer a integração entre Estado e municípios e discutir estratégias voltadas ao aprimoramento da assistência à população.
Os gestores foram recebidos pela diretora-geral do HRPI, Walquíria Bulhões, pela diretora administrativa, Greice Montenegro, e pela equipe multiprofissional da unidade. Durante a visita, os participantes conheceram a estrutura e o funcionamento do hospital, referência em média complexidade para a região, além de dialogarem sobre os desafios e avanços da rede de saúde.
O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau destacou a importância da aproximação entre o Estado e os municípios para a assistência à população. “Hoje, a Sesau esteve no HRPI junto aos secretários municipais da 8ª Região de Saúde para apresentar os serviços da unidade e o programa ‘Regula Mais Municípios’, que promove capacitações e aprimora os processos de regulação. É por meio desse diálogo com os gestores municipais que fortalecemos o sistema de saúde e garantimos uma assistência cada vez mais qualificada para quem mais precisa”, afirmou.
%20(1)%20(2).jpeg)
A diretora-geral do HRPI, Walquíria Bulhões, ressaltou a importância da visita para estreitar parcerias e fortalecer a rede de atenção à saúde. “Receber o secretário executivo da Sesau e os secretários municipais é uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela nossa equipe”, destacou.
Representando os gestores municipais, a secretária de Saúde de Cacimbinhas e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Syntia Emanuela, enfatizou a relevância da troca de experiências e da integração entre os municípios. “Este equipamento de saúde é extremamente importante para a população, e agradeço ao Governo de Alagoas e ao secretário executivo Igor Monteiro pela oportunidade de aprendizado e troca de experiências com os demais secretários. Também parabenizo toda a equipe gestora do hospital pelo trabalho realizado”, afirmou.
Durante o encontro, Igor Montteiro também apresentou a plataforma Saúde Até Você Digital, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde por meio do aplicativo e das salas digitais instaladas nos municípios. “Falamos ainda sobre tudo o que a plataforma oferece aos municípios, tanto pelo aplicativo no celular quanto pelas salas digitais. Aqui na 8ª Região, já alcançamos praticamente todos os municípios, e os secretários relataram a satisfação e os resultados positivos obtidos com essa ferramenta”, finalizou o secretário.