Geral

Porto Calvo terá Campus da Uneal com aulas previstas para o segundo semestre de 2026, anuncia governador

18/06/2026
Porto Calvo terá Campus da Uneal com aulas previstas para o segundo semestre de 2026, anuncia governador
Fotos: Governador Paulo Dantas informou que vestibular será em breve | Pei Fon

Ana Beatriz Rodrigues

O governo Paulo Dantas deu mais um passo histórico para a interiorização do Ensino Superior público e gratuito no estado. O município de Porto Calvo, no litoral norte, vai receber um Campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).



O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas durante agenda de entregas no município de São José da Tapera, na tarde desta quinta-feira (18). O planejamento prevê a realização do vestibular já no meio do ano, com o início das aulas marcado para o segundo semestre de 2026.



A iniciativa atende à uma demanda histórica da Região Norte, que até então não possui unidade da universidade pública estadual em funcionamento.



De acordo com Paulo Dantas, as tratativas junto à administração superior da instituição já foram consolidadas para garantir a viabilidade do projeto.



"Nós já resolvemos com o reitor em exercício, o professor Anderson, com toda a equipe e com o conselho universitário. Vamos levar o vestibular agora no meio do ano, ou seja, nós já teremos alunos fazendo curso superior pela nossa universidade estadual em Porto Calvo iniciando no meio de 2026, o que era um sonho histórico. Não tinha ensino público gratuito superior na região norte", destacou o governador Paulo Dantas.



A implantação do novo campus faz parte do plano de metas do Governo do Estado para descentralizar o acesso à educação e criar novos polos de desenvolvimento socioeconômico fora da capital e do Agreste.



A escolha estratégica de Porto Calvo como sede deve beneficiar diretamente estudantes de diversos municípios vizinhos da região, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos rodoviários diários para Arapiraca ou Maceió.



Além da expansão da Uneal para o litoral norte, o governador falou da futura oferta do curso de Medicina em Delmiro Gouveia, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a parceria contínua com os Institutos Federais (Ifal).