Geral
Alunos do Sistema Municipal de Ensino de São Miguel dos Campos recebem seis prêmios do “MPT na Escola”
Alunos do Sistema Municipal de Ensino de São Miguel dos Campos receberam suas premiações referentes ao “Prêmio MPT na Escola” 2024 e 2025, nesta quinta-feira (11). A celebração, realizada em Maceió, ocorreu no Centro de Inovações. A equipe miguelense recebeu cinco prêmios estaduais e um nacional.
O "MPT na Escola” é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) que envolve escolas públicas em todo o país, promovendo debates e atividades para conscientizar alunos, pais e professores sobre o trabalho infantil e a aprendizagem profissional. A competição é dividida em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia), e organizada em três grupos conforme a faixa escolar.

O secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva, também participou da premiação. “Para nós, que fazemos a Secretaria de Educação, é uma grande alegria poder estar, mais uma vez, celebrando essas conquistas. Essas premiações provam o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas, sensibilizando e motivando os estudantes para enfrentar esse problema (trabalho infantil) que, infelizmente, ainda é uma realidade em nosso país”, disse.
“Mas, saímos daqui ainda mais unidos para combater o trabalho infantil e proteger a infância e a adolescência, além de promover a aprendizagem profissional dos nossos adolescentes. E também quero aproveitar para parabenizar os gestores, coordenadores, professores envolvidos nessas conquistas!”, finalizou o secretário.
Há 4 anos, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao concurso “MPT na escola - resgate à infância”, do Ministério Público do Trabalho, que tem como objetivo proteger as crianças do trabalho infantil e orientar os jovens quanto ao trabalho do “Menor Aprendiz”. Para o concurso, os alunos devem produzir: conto, poesia, música e desenho sobre os temas.

“A escola é a rede de proteção para nossas crianças e adolescentes. Através dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, eles aprendem seus direitos e deveres. Hoje, estamos celebrando, mas todo o processo é de extrema importância para todos nós”, afirmou a coordenadora municipal do projeto, Irineide Ferreira.
Ao longo do ano, são realizados debates em sala de aula, produção de trabalhos criativos (contos, poesias, músicas, desenhos) e distribuição de materiais pedagógicos aos alunos participantes (estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental).
Também participaram da cerimônia, a secretária adjunta de Educação Cristiane Laranjeira, a coordenadora de Ensino Rita Paiva e a coordenadora de Gestão Educacional Tatiana Correia, além dos gestores, coordenadores e professores das escolas premiadas.

A Semed-SMC teve cinco trabalhos premiados na etapa estadual, e um que conquistou o 1° lugar na etapa nacional. Veja abaixo a lista com os alunos premiados:
PREMIADOS 2024
Categoria 2: 6°/7° anos.
1º lugar estadual - São Miguel dos Campos

MÚSICA
Alunos: Camily Victória Limeira da Silva, Davi Amorim de Oliveira, Fátima Luizy Araújo de Melo, Laura Sofia de Farias Silva, Milleny Palmeira Duarte dos Santos.
Professora: Milene Vitória Ferreira da Silva, Escola Municipal Mário Soares Palmeira.
POESIA
3° lugar estadual - São Miguel dos Campos
Alunos: Kaike da Silva Melo, Kauã da Silva Melo.
Professora: Maria Vitória, Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá.
CONTO
1º lugar estadual - São Miguel dos Campos
Aluna: Kethilly Larranny Roberto dos Santos.
Professora: Benedita Betânia Gomes, Escola Municipal Dr. Iramilton Leite.
PREMIADOS 2025
CATEGORIA CONTO
1° lugar estadual e nacional: São Miguel dos Campos
Titulo: “A Oportunidade; Jovem Aprendiz: Um Novo Amanhecer”.
Alunos: Shara Danielly da Silva Melo; Ranny Rafaella da Silva Santos (7° ano)
Escola: Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá
Coordenador do Projeto no Município: Irineide Ferreira dos Santos Silva
Professor Orientador: Derlânia Maria Silva Rodrigues.
POESIA
3° lugar estadual - São Miguel dos Campos
Título: Caminho do Aprendiz
Alunos: Fernando Bezerra de Moura Bisneto (6° ano)
Laura Conceição dos Santos
Escola: Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá
Coordenador do Projeto no Município: Irineide Ferreira dos Santos Silva
Professor Orientador: Cristiane de Oliveira Silva.
Ascom São Miguel dos Campos