Geral

Samu realiza capacitação de profissionais em Manejo de Medicamentos no Pré-Hospitalar

02/06/2026
Samu realiza capacitação de profissionais em Manejo de Medicamentos no Pré-Hospitalar
Fotos: Curso foi destinado a profissionais da assistência à saúde de diversas Bases Descentralizadas | Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Arnaldo Santtos 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou nesta segunda-feira (1º) um curso sobre Manejo de Medicamentos no Atendimento Pré-Hospitalar, ministrado pelo enfermeiro socorrista Breitner Lima, integrante do Núcleo de Educação Permanente (Nep). A capacitação aconteceu no auditório do Nep, localizado na Central do Samu de Maceió.

O curso foi destinado a profissionais da assistência à saúde de diversas Bases Descentralizadas, incluindo Maceió, Maragogi, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Campos e Joaquim Gomes.

O principal objetivo foi discutir aspectos da prescrição medicamentosa no pré-hospitalar para ajudar na normalização clínica do paciente com segurança. Foram abordados temas como eficácia emocional e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, com base na Resolução COFEN 564/2017.


O curso destacou que a administração de medicamentos é rotina dos profissionais, mas um erro pode trazer sérias consequências ao paciente. Também foram discutidos pontos como quantidade, qualidade e tipos de drogas, além de dicas como conferir a prescrição médica com o rótulo do medicamento, atentar para unidades (mg, g, mL) e, em caso de dúvida, não administrar a medicação. Ao final do curso, os profissionais praticaram os conhecimentos analisando um caso clínico hipotético.

"Administrar medicamentos no atendimento pré-hospitalar móvel requer ainda mais responsabilidade, porque as ocorrências, geralmente, são rápidas. Os profissionais devem ficar atentos sobre todos os aspectos do tema, para que o paciente seja atendido com dignidade e segurança e encaminhado a uma unidade hospitalar clinicamente estável", afirmou o coordenador geral do Samu Alagoas, Mac Douglas de Oliveira Lima.

A técnica de enfermagem Maria Teresa de Oliveira, da Base Descentralizada do município de Maragogi, destacou que estava muito satisfeita com a aula sobre drogas vasoativas, hormonais e os acertos na administração de medicamentos. “A aula foi excelente. O conteúdo relevante, bem explicado, contribuiu, significativamente, para o aprimoramento dos meus conhecimentos. Com certeza, irei colocá-los em prática para salvar mais vidas com segurança", disse.