Geral
Semana da Água em Penedo encerra programação com atividades na Ponta Mofina
A comunidade ribeirinha da Ponta Mofina, situada na zona rural de Penedo, recebeu nesta sexta-feira, 20, as atividades que concluíram a Semana da Água, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos desenvolvida em conjunto a Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras.
O último dia da programação foi aberto com peixamento no Rio São Francisco, uma iniciativa da CODEVASF, estatal parceira do evento realizado pela Prefeitura de Penedo. O repovoamento do ‘Velho Chico’ com espécies nativas (xira, piaba e cari) foi realizado pela manhã, com a participaração de estudantes da Escola Municipal Maria da Glória Pimenteira.
A programação da Semana da Água continuou no período da tarde, com brincadeiras lúdicas, plantio de mudas de árvores (um flamboyant vermelho e outro amarelo e uma pitangueira), distribuição de pipoca e algoidão doce na nova praça da comunidade que ganhou uma orla urbanizada em 2025, investimento do governo Inovação e Crescimento.
A SEMARH Penedo promoveu ao longo da semana ações de orientação e conscientização para estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos da rede pública.
O trabalho que envolve IMA, Ufal, Ifal, Codevasf e SAAE realizou atividades práticas e palestras, incluindo passeio no ‘barco-escola’ para mostrar como se faz o monitoramento da qualidade da água do rio São Francisco, uma iniciativa da ONG Meros do Brasil e da Universidade Federal de Alagoas.
Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizaram uma palestra na Escola Irmã Jolenta sobre o uso consciente da água no dia a dia, trabalho que também foi apresentado para a turma da EJA da Escola Professor Arlindo Ferreira de Moraes, no Campo Redondo.
Já o Instituto Federal de Alagoas levou a atividade de extensão “Química é Show” para jovens, adultos e idosos que voltaram a estudar graças aos investimentos da Prefeitura de Penedo na EJA. A atividade aconteceu na Escola Barão de Penedo.
A programação concluída nesta sexta-feira, 20, reafirma o compromisso da administração em promover iniciativas sobre o uso consciente da água e o respeito ao meio ambiente.
Secom Penedo