Geral
Arapiraca amplia acolhimento à população em situação de rua com nova unidade móvel
Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou oficialmente a unidade móvel do Consultório na Rua, estratégia ligada ao Ministério da Saúde (MS) que vai levar acolhimento e cuidado humanizado para a população em situação de rua.

O lançamento aconteceu no bairro Cacimbas e contou com a presença de parcerias importantes para o projeto, como os profissionais do Centro Pop, o procurador Bruno Lamenha, representando o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), e representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR/AL).
O Consultório na Rua, que havia sido anunciado durante o lançamento do Plano Municipal de Saúde (PMS), no final de 2025, conta com duas equipes multiprofissionais compostas por médico, enfermeiro, técnica em enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicóloga, assistente social, agente social e profissional de artes, além de gerente e profissional administrativo.
“Esse é um momento histórico para a saúde pública de Arapiraca e eu fico muito feliz em poder participar de mais uma entrega como esta, porque representa a renovação do nosso compromisso social com o povo arapiraquense. Garantir esse acesso à população de rua é garantir cuidado integral para pessoas que, historicamente, sempre encontraram obstáculos para chegar aos serviços básicos de saúde”, afirmou a secretária Rafaella Albuquerque.
A unidade vai oferecer atendimento clínico diretamente no território, acompanhamento contínuo e longitudinal (realizado pela mesma equipe), encaminhamentos para outros serviços da rede de saúde, ações de promoção à saúde e redução de danos e a construção de um vínculo de confiança. O objetivo é garantir o acolhimento especial que esta população necessita, oferecendo uma oportunidade de reconstrução.

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Laura Rossana, o projeto teve um longo período de planejamento para que pudesse ser executado com excelência. As equipes técnicas realizaram visitas institucionais, planejamento de atividades e alinhamento de ações com os serviços de saúde da rede municipal, além da capacitação de todos os profissionais que atuarão na unidade móvel junto à equipe de Educação Permanente.
“Essas experiências foram fundamentais para que pudéssemos estruturar um modelo adequado à realidade de Arapiraca, respeitando nossas particularidades e fortalecendo a saúde do nosso município. Juntos, estamos organizando estratégias, aprimorando fluxos e ampliando a articulação e garantindo um acompanhamento mais efetivo, resolutivo e humanizado”, finaliza a superintendente.
Homenagem especial
A solenidade de lançamento teve um tom acolhedor e foi finalizada em tom de alegria com uma comemoração simbólica do aniversário de Augusto Vital, um dos primeiros arapiraquenses a utilizar o Consultório na Rua. “Seu Augusto” teve seu acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso, mas posteriormente, o benefício assistencial foi recuperado graças a uma articulação conjunta entre a equipe do Consultório na Rua, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, o Centro Pop e MPAL.
A história de Augusto simboliza a força da parceria entre a Gestão Municipal, Ministério e movimentos sociais para construir uma sociedade cada vez mais acolhedora. Com histórias como esta e a dedicação dos profissionais atuantes, o programa dá o pontapé inicial para um novo capítulo na história da rede de saúde arapiraquense.
Ascom Arapiraca