Geral

Política de crédito inclusiva apoia mulheres empreendedoras do Centro-Oeste

05/03/2026
Política de crédito inclusiva apoia mulheres empreendedoras do Centro-Oeste
Fotos: Crédito do FCO Mulheres Empreendedoras ajudou Amina a expandir a empresa | Arquivo Pessoal

Você já passou por alguma situação em que duvidaram do seu conhecimento sobre um assunto? A administradora de empresas Amina Láila Serra Abdel Ghani, 43, já perdeu a conta de quantas vezes sentiu sua credibilidade ser testada.

Apesar de ter assumido há oito anos a gestão da empresa da qual é co-fundadora, em Formosa (GO), Amina relata ser quase diário o encontro com desconfiados de plantão. “Eles me olham, meio de canto de olho, assim: ‘será que ela sabe mesmo do que está falando? Será que é ela quem administra mesmo a empresa?’”, descreve.

Nascida em Brasília, a empresária começou a trabalhar desde muito cedo. Aos 13 anos, conciliava uma rotina movimentada entre a escola, a padaria onde era funcionária e o transporte público. A jornada foi longa até a graduação. “Quando eu completei 18 anos, já tinha passado por umas cinco empresas”, recorda Amina.

Depois de completar 18 anos, Amina passou a conviver mais de perto com a família do pai e com os seis irmãos por parte dele. Até então, sua rotina familiar se resumia praticamente à convivência com a mãe. A mudança trouxe também um choque cultural. Na casa paterna, o patriarca, de origem árabe, mantinha com rigidez costumes tradicionais. “Tinha toda aquela parte cultural de que homens e mulheres não podem estar no mesmo lugar. As mulheres não podem estar com as pernas ou os braços de fora. A gente tinha que sair do ambiente para os homens poderem se reunir”, conta a administradora.

“Eu não tive tempo de ser a mulher submissa, a de abaixar a cabeça, de não contestar”, reflete. Pelo contrário, Amina decidiu que o céu seria o limite para ela e, nos aviões decolando em pista de voo, descobriu sua paixão pela aviação — que anos mais tarde se transformaria em aptidão para atuar no mercado de manutenção de aeronaves.

Quando se tornou sócia-administradora da Formosa Manutenção de Aeronaves (Formaer), Amina encontrou um cenário crítico: a empresa passava por um período de decadência financeira e administrativa. Com foco na especialização de seu negócio, Amina padronizou os serviços oferecidos, buscou cursos técnicos para os funcionários, investiu na divulgação da empresa e começou a participar de congressos de aviação em busca de clientes e novos contatos.

Para fazer os negócios decolarem, não bastava dirigir por milhares de quilômetros e apresentar o portfólio do empreendimento. “Algumas pessoas me testavam com perguntas sobre manutenção para ver se eu sabia sobre aquilo”, recorda a empresária. “No início da minha gestão na Formaer, chegamos a perder clientes, porque era uma mulher que estava à frente da empresa”, completa.

Fôlego financeiro com o FCO


À medida que a empresa se recuperou e entrou em estágio de crescimento, os espaços exigiram adequações e Amina percebeu que precisava de fôlego financeiro. Em meados de setembro de 2025, surgiu a oportunidade: o gerente da conta da empresa no Banco do Brasil mostrou para Amina as linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Por ter taxas de juros menores do que as praticadas no mercado e prazo de carência estendido, as linhas de crédito do FCO Mulheres Empreendedoras chamaram a atenção da empresária, que acabou contratando um financiamento de cerca de R$ 600 mil.

Com o crédito, a administradora reformou a estrutura da empresa, construiu novas salas e setores para acomodar os 25 colaboradores, adquiriu ferramentas e maquinários, além de importar peças. Amina projeta lucros a longo prazo com o financiamento e está otimista com uma possível nova unidade da empresa. “Uma mulher capitalizada é uma mulher empoderada. A gente fica com mais voz ativa e mais poder de decisão a partir do momento que temos valores em mãos para trabalhar”, defende.

FCO Mulheres Empreendedoras


O FCO é um dos instrumentos de crédito geridos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para executar programas de financiamento voltados às cadeias produtivas do Centro-Oeste. As diretrizes e prioridades para aplicação dos recursos do fundo são de responsabilidade da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que instituiu em 2023 o FCO Mulheres Empreendedoras.

Essa política propõe condições diferenciadas de carência, taxa de juros, prazo e limite financiável para todas as linhas de crédito do FCO contratadas por empresas e empreendimentos rurais dirigidos por mulheres.Considera-se público-alvo:

Microempreendedoras individuais (MEI);

Produtoras rurais de mini, pequeno e médio porte;

Microempresas, empresas de pequeno e pequeno-médio portes com, ao menos, 40% de participação de sócias mulheres em seu capital social e que sejam dirigidas por mulheres.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, explica que a criação do FCO Mulheres Empreendedoras partiu da observação de que muitas mulheres no Centro-Oeste empreendem a partir de suas próprias casas, desenvolvendo atividades produtivas informais nos setores de comércio, serviços, alimentação e produção artesanal. Em grande parte dos casos, esses negócios são tratados como uma atividade complementar de renda, embora demonstrem grande potencial de crescimento.

“O FCO Mulheres Empreendedoras foi pensado como um instrumento para oferecer oportunidades reais de crescimento a essas empreendedoras, ampliando o acesso ao crédito e permitindo que pequenos negócios liderados por mulheres pudessem se fortalecer e se consolidar como fonte principal de geração de renda”, afirma a superintendente da Sudeco.

Você pode solicitar crédito com as condições do FCO Mulheres Empreendedoras nas seguintes instituições:

Banco do Brasil - BB

Banco Cooperativo Sicoob S.A - BANCO SICOOB

Banco de Brasília S.A - BRB

Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Cooperativa de Crédito Rural - CREDICOAMO

Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária - CENTRAL CRESOL SICOPER

Agência de Fomento de Goiás S.A - GOIÁS FOMENTO

Agência de Fomento de Estado de Mato Grosso S.A - MT FOMENTO

Banco Cooperativo SICREDI S.A

Cooperativa de Crédito dos Médicos Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso/UNICRED/MT

Histórias como a de Amina mostram como o acesso ao crédito pode ampliar oportunidades e fortalecer o protagonismo feminino no setor produtivo. Ao oferecer condições diferenciadas de financiamento, o FCO Mulheres Empreendedoras contribui para que cada vez mais mulheres transformem iniciativas em negócios estruturados, gerando renda, empregos e desenvolvimento na região Centro-Oeste.



Ascom MIDR