Geral
Presidente da Fiea recebe aluna do Sesi aprovada com bolsa para programa da Yale University
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, recebeu na manhã desta quinta-feira (26) a estudante Ariana Serpa Tomaz, aluna da Escola SESI SENAI Benedito Bentes aprovada com bolsa para o Yale Young Global Scholars, programa acadêmico de verão da Yale University, nos Estados Unidos.
Selecionada entre mais de 4.300 candidatos de 135 países, Ariana participará da trilha Politics, Law & Economics, em sessão que acontece entre 21 de junho e 3 de julho de 2026, no campus da universidade, em New Haven, Connecticut. A estudante conquistou bolsa praticamente integral: dos US$ 7 mil de custo total do programa, pagará apenas US$ 50.
Durante o encontro, o presidente da FIEA destacou o orgulho da instituição com a conquista da aluna. “Parabéns pela sua conquista e pela sua iniciativa. O SESI sente-se muito honrado de ter uma aluna com a sua capacidade. Você é motivo de orgulho para nós”, Lyra.
A diretora de Educação do SESI SENAI Alagoas, Cristina Suruagy, ressaltou que o resultado é fruto de um trabalho construído ao longo de anos. “É um sucesso sempre, a gente fica muito feliz, porque é uma conquista de anos que se concretiza, às vezes, num chamado como esse. Então, a gente fica muito satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado nas escolas e as oportunidades que esses alunos abraçam e que conquistam esses prêmios. Isso para a gente é motivo de muita satisfação e orgulho”, declarou.
Ariana ingressou na Rede SESI no 6º ano do Ensino Fundamental e, desde então, construiu trajetória marcada por liderança e protagonismo, especialmente na robótica. Participou das equipes FIRST Lego League e FIRST Tech Challenge, foi finalista brasileira do Dean’s List Award e representou o país no campeonato mundial da modalidade, em Houston.
“Eu entrei na Rede Sesi desde o sexto ano. No sétimo ano eu conheci o mundo da robótica de competição e isso mudou tanto a minha trajetória como pessoa, como também a minha jornada profissional. Eu pude me descobrir como uma competidora e uma profissional que poderia trabalhar em várias situações, não só na questão de robôs, mas também em conectar com as pessoas”, explicou.
Ariana é a única estudante da Rede SESI e da região Nordeste selecionada para o programa. “É uma oportunidade muito grande que a Rede SESI teve um impacto na minha vida e um impacto na decisão que foi esse programa, que é de uma das melhores universidades do mundo”, afirmou.
No encontro, também estavam presentes o vice-presidente da FIEA, José da Silva Nogueira Filho, o gerente de Educação Básica do SESI, Tássio Paiva, o diretor da Escola SESI Benedito Bentes, Eduardo Barsi e a assessora de Relações Institucionais, Luiza Barreiros.
Sobre o programa
O Yale Young Global Scholars é um programa intensivo de duas semanas voltado a estudantes do ensino médio de alto desempenho de todo o mundo. Realizado no campus de Yale, oferece aulas e seminários com professores e pesquisadores, debates sobre temas globais, projetos acadêmicos colaborativos e interação com jovens de dezenas de países.
Não se trata de curso preparatório, mas de uma imersão acadêmica de nível universitário. O processo seletivo é altamente competitivo e inclui análise de histórico escolar, redações, cartas de recomendação e atividades extracurriculares. O programa contempla trilhas como Política, Direito e Economia; Relações Internacionais; STEM; Literatura, Filosofia e Cultura; e Biomedicina.
Ascom Sistema Fiea