Geral

Altas temperaturas exigem atenção redobrada com a saúde cardiovascular, alerta especialista

20/02/2026
Altas temperaturas exigem atenção redobrada com a saúde cardiovascular, alerta especialista
Fotos: Cardiologista diz que calor intenso faz o coração trabalhar mais, aumentando o risco de complicações | Nataly Lopes

Neide Brandão 

As altas temperaturas do verão exigem atenção redobrada com a saúde do coração, segundo alerta a cardiologista Rayssa Rodrigues, que atua no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió

De acordo com a especialista, o calor intenso faz com que o organismo acione mecanismos naturais para tentar regular a temperatura corporal. “O principal deles é a vasodilatação da pele, que permite a perda de calor. Para que isso aconteça, o coração precisa trabalhar mais, aumentando a frequência cardíaca para garantir maior fluxo sanguíneo”, explica.

Esse esforço extra do coração vem acompanhado de um segundo desafio comum no verão: a desidratação. A médica alerta que a perda excessiva de líquidos pelo suor, sem a reposição adequada, pode reduzir o volume de sangue circulante e deixá-lo mais denso.

“Imagine o coração batendo mais rápido e o sangue mais espesso. Isso aumenta o risco de complicações, principalmente em pacientes que já convivem com doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca”, destaca Rayssa Rodrigues.

Dá para aproveitar o verão com o coração em dia?

Segundo a especialista, sim, desde que alguns cuidados simples façam parte da rotina.

Confira as principais orientações:

- Hidratação é fundamental: beba bastante água ao longo do dia. Água de coco também é uma ótima opção. Em períodos de festas, intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água;

- Alimentação leve: prefira refeições mais leves para não sobrecarregar o organismo;

- Sono e descanso: manter um sono de qualidade ajuda o corpo a se recuperar do estresse térmico;

- Uso correto das medicações: pacientes com hipertensão, diabetes ou outras doenças crônicas não devem interromper seus medicamentos durante o verão;

- Atividade física com cautela: exercícios são bem-vindos, mas devem ser evitados nos horários de sol mais intenso, entre 10h e 16h. O ideal é praticá-los no início da manhã ou no fim da tarde.

“Com hidratação adequada, atenção aos horários e cuidados básicos, é totalmente possível aproveitar o verão de forma segura e saudável, mantendo o coração protegido”, reforça a cardiologista do Hospital do Coração Alagoano.

Ela salienta, ainda, a importância do acompanhamento médico regular, especialmente nos períodos de calor intenso. A medida visa garantir mais qualidade de vida e bem-estar.