Geral

TJAL selecionará 10 assistentes de contabilidade para atuação temporária

13/02/2026
TJAL selecionará 10 assistentes de contabilidade para atuação temporária
Fotos: Pedidos de isenção de taxa de inscrição serão aceitos até o dia 3 de março | Kenny Lucas - Ascom/Esmal

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoverá Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de assistentes de contabilidade. O certame oferece 10 vagas, além de formação de cadastro reserva, com remuneração de R$ 3.242,16 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As incrições começam no dia 23 de fevereiro e seguirá até 20 de março pelo Sistema de Concursos da Escola Superior da Magistratura (Esmal), organizadora da seleção. Para garantir a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 60 e pagá-la até o dia 23 de março.

Para participar da seleção, é necessário possuir graduação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Os candidatos convocados atuarão na equipe de Contabilidade do TJAL e realizarão suas atividades na cidade de Maceió.

O processo seletivo será composto por etapa única com uma prova objetiva com 50 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 40 de conhecimentos específicos da área. Candidatos que obtiverem nota inferior a 50% do exame estarão eliminados da seleção.

Isenção de taxa de inscrição

Solicitações de isenção da taxa de inscrição serão aceitas até 3 de março, para candidatos que comprovarem residência em Alagoas há pelo menos dois anos e atenderem a uma das seguintes condições:

- Desempregados: apresentar cópia da Carteira de Trabalho (CTPS) com baixa do último emprego, seguro-desemprego ou publicação do ato de desligamento de cargo público.

- Baixa renda: comprovar renda per capita familiar de até meio salário mínimo e inscrição em programas de assistência social.

- Doadores de sangue: apresentar atestado oficial de doação realizada nos últimos seis meses.

Reserva de vagas

30% das vagas que surgirem para a função serão destinadas a candidatos que se declararem negros, indígenas ou quilombolas. A opção deve ser feita no momento da inscrição, mediante preenchimento do formulário específico disponível no sistema. Os candidatos optantes passarão, posteriormente, por procedimento de heteroidentificação, conforme convocação em edital próprio.

10% das vagas serão reservadas a pessoas com deficiência, desde que a condição seja compatível com as atribuições da função. O candidato interessado deverá manifestar a opção e preencher o formulário próprio no ato da inscrição, até o dia 13 de março. Em etapa posterior, os inscritos nessa modalidade serão convocados para apresentar laudo médico e passar por avaliação pericial.

O edital que rege o processo seletivo pode ser acessado aqui.



Filipe Norberto – Ascom/Esmal